Início do conteúdo

Abertas as inscrições para prova presencial de língua portuguesa para estrangeiros, imigrantes e refugiados


Estrangeiros, imigrantes e refugiados podem se inscrever para a avaliação em Erechim e em outros três campi do IFRS

Estão abertas até 23 de junho de 2025 as inscrições para a prova presencial de língua portuguesa no Campus Erechim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Estrangeiros, imigrantes ou refugiados que fizeram qualquer um dos cursos de língua portuguesa ofertados pela instituição no formato de Educação a Distância (EaD) ou on-line poderão realizar a avaliação presencial, que ocorrerá no dia 09 de julho de 2025, às 14h, no campus (Rua Domingos Zanella, 104, bairro Três Vendas).

As inscrições devem ser realizadas através de formulário eletrônico, ao qual devem ser anexados os documentos listados no item 3.2 do Edital Proex nº 17/2025: Edital para Inscrições para a avaliação presencial de língua portuguesa para estrangeiros(as), imigrantes e refugiados(as) nos Campi Erechim e Veranópolis.

⚠️ No momento da inscrição serão solicitadas informações e uma cópia do CPF; do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou da Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM); e do Certificado do Curso de Língua Portuguesa on-line ou EaD realizado no IFRS.

📌 O objetivo do exame é avaliar a capacidade de compreensão, interpretação e comunicação básica na língua portuguesa. A prova terá duração máxima de três horas.

⚠️ O  candidato deverá apresentar-se no local de realização da prova com no mínimo 15 minutos de antecedência do horário da realização (não será permitida a entrada após o início da prova), portando CPF, RNE (ou CRNM) e a cópia do certificado do curso de Língua Portuguesa on-line ou EaD realizado no IFRS; caneta esferográfica, na cor azul ou preta, fabricada em material transparente.

📌 Será permitido somente o uso de dicionários no formato impresso. Esses poderão ser utilizados somente para as partes da avaliação referentes à compreensão leitora e à expressão escrita.

➡️ Dúvidas relacionadas aos editais deverão ser encaminhadas por e-mail para: assuntos.internacionais@ifrs.edu.br, constando no assunto do e-mail “DÚVIDAS: Avaliação presencial de Língua Portuguesa”.

O exame busca atender à Portaria 623/2020, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que dispõe sobre os procedimentos de naturalização, exigindo pelo menos uma prova presencial para os cursos de língua portuguesa feitos a distância.

Além de Erechim, as provas ocorrem em outros três campi do IFRS. Confira mais informações abaixo:

📝 Campus Alvorada
  • Inscrições: até 13 de junho de 2025
  • Data da prova: 28 de junho, às 9h
  • Vagas: 30
  • Informações e inscrições: Edital Proex nº 15/2025

campus está localizado na rua professor Darcy Ribeiro, 121, Bairro Campos Verdes, Alvorada/RS

📝 Campus Bento Gonçalves
  • Inscrições: até 24 de junho de 2025
  • Data da prova: 12 de julho, às 8h30
  • Vagas: 40
  • Informações e inscrições: Edital Proex nº 18/2025

campus está localizado na avenida osvaldo Aranha, 540, Bairro Juventude da Enologia, Bento Gonçalves/RS

📝 Campus Erechim
  • Inscrições: até 23 de junho de 2025
  • Data da prova: 09 de julho, às 14h
  • Vagas: 30
  • Informações e inscrições: Edital Proex nº 17/2025

campus está localizado na rua Domingos Zanella, 104, Bairro Três Vendas, Erechim /RS

📝 Campus Veranópolis
  • Inscrições: até 23 de junho de 2025
  • Data da prova: 05 de julho, às 09h
  • Vagas: 30
  • Informações e inscrições: Edital Proex nº 17/2025

campus está localizado na BR-470, Km, 172, 6.500, Bairro Sapopema, Veranópolis/RS.

 

 

Fim do conteúdo