Estude no IFRS
Divulgado o resultado final da chamada pública do Processo Seletivo (prova e sorteio)
Foi publicado nesta terça-feira, 27 de janeiro de 2026, o resultado final da chamada pública (prova e sorteio) dos candidatos do Processo Seletivo 2026/01 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) que optaram pela seleção por sorteio ou por prova.
📌Para consultar o resultado, os candidatos devem acessar o site ingresso.ifrs.edu.br, selecionar “ERECHIM” e, em seguida, o modo de ingresso (prova ou sorteio) correspondente à Chamada Pública. A consulta também pode ser realizada por meio do buscador de resultados disponível na página.
🎉 Se a matrícula foi aceita total ou parcialmente, parabéns! Você já faz parte do IFRS. As aulas do primeiro semestre iniciam no dia 11 de fevereiro, para os cursos técnicos e superiores.
Veja também:
- Calendário Acadêmico para o ano de 2026 já está disponível. Confira datas importantes
- Horários das aulas 2026/01
ENEM: envio da documentação de matrícula
No caso dos candidatos que optaram por concorrer pelo processo seletivo por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o envio da documentação para matrícula deverá ser realizado exclusivamente pelo sistema eletrônico, até 28 de janeiro de 2026. O link para acesso ao sistema estará disponível na capa do site ingresso.ifrs.edu.br, no botão “Pré-Matrícula”. O resultado final deverá ser publicado na sexta-feira, dia 29 de janeiro.
⚠️ Atenção: Todos os candidatos, tanto os aprovados quanto os suplentes, devem enviar a documentação dentro do prazo estabelecido. A não realização do envio resultará na perda da vaga.
Documentação e orientações
A lista de documentos obrigatórios, bem como as orientações completas para a matrícula, estão disponíveis no Edital nº 78/2025. Os candidatos devem acompanhar atentamente as informações e atualizações publicadas no site ingresso.ifrs.edu.br.
Se, após a chamada pública, ainda houver vagas e não existirem candidatos aprovados a serem convocados, os campi poderão admitir inscritos de outros cursos, conforme a sua realidade e os resultados do Processo Seletivo 2026/1.