Geral
III Colóquio sobre o Ensino de Filosofia será sediado pelo IFRS Campus Erechim em 2026
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Erechim sediará, nos dias 27 e 28 de agosto de 2026, o III Colóquio sobre o Ensino de Filosofia do IFRS. O evento integrará a programação da Semana da Filosofia e tem como objetivo fortalecer espaços de formação, fomentar a troca de saberes e promover debates sobre práticas docentes em Filosofia no âmbito institucional.
A iniciativa dá continuidade ao processo iniciado em 2024, quando foi realizada a primeira edição do Colóquio no Campus Vacaria, com coordenação local e participação de docentes dos diversos campi do IFRS, do pró-reitor de Ensino, Fábio Azambuja Marçal, e da equipe da PROEN. Na ocasião, definiu-se pela continuidade dos encontros e pela alternância da instituição sede, estabelecendo um cronograma que prevê a realização do evento em 2025 no Campus Restinga, em 2026 no Campus Erechim e em 2027 no Campus Bento Gonçalves. Um dos destaques da edição inaugural foi o protagonismo discente no auxílio a organização, na mediação das apresentações de trabalhos.
Em 2025, o II Colóquio sobre o Ensino de Filosofia do IFRS ocorreu no Campus Restinga, nos dias 21 e 22 de agosto, aprofundando os debates sobre o ensino de Filosofia, especialmente no contexto da educação técnica e tecnológica. A programação contou com rodas de conversa, interação com docentes da rede municipal de Porto Alegre e participação discente.
Em sua terceira edição, o encontro reunirá docentes de Filosofia, bem como professores e técnicos com formação ou interesse na área, com o objetivo de refletir sobre identidades e práticas comuns no contexto dos diferentes campi do IFRS. Nesse sentido, coloca-se a questão: existe — ou deveria existir — uma proposta institucional para o ensino de Filosofia no âmbito do IFRS? Considerando não apenas as distâncias geográficas, mas também o respeito às especificidades e aos contextos locais, aliados ao compromisso com a promoção da diversidade, importa indagar quais seriam os caminhos possíveis para a construção de uma proposta formativa em Filosofia — articulando ensino, pesquisa e extensão — que expresse uma identidade institucional compartilhada. Portanto, a proposta reafirma o compromisso coletivo e institucional com a qualificação acadêmica e pedagógica, destacando o envolvimento e renovando o compromisso da Filosofia no ensino, na pesquisa e na extensão.
A programação no Campus Erechim será construída de forma colaborativa, envolvendo discentes, docentes e técnicos, em diálogo com professores de Filosofia do município de Erechim. O foco da Semana da Filosofia recairá sobre a participação estudantil em debates, apresentações de trabalhos e rodas de conversa, e na realização do encontro dos docentes de Filosofia do IFRS.
Segundo o professor Giovane Rodrigues Jardim, um dos organizadores da edição 2026, “deverá também ocorrer nesta última semana de agosto um evento virtual que possibilite a participação dos discentes dos demais campi do IFRS, dando o pontapé inicial para um futuro Seminário Discente de Ensino, Pesquisa e Extensão em Filosofia do IFRS”. Nas duas edições anteriores os estudantes protagonizaram nas equipes de organização, mediaram atividades e estiveram presentes nos debates. “Quiçá possamos dar continuidade no futuro aos encontros docentes de forma concomitante a um evento discente também presencial”, completa ele.
Mais informações sobre a programação serão divulgadas oportunamente nos canais oficiais do Campus Erechim e na página criada para o III Edição do Colóquio.