Início do conteúdo

Campus realiza palestra sobre Inteligência Artificial (IA) generativa


Na última sexta-feira, dia 19 de setembro de 2025, o  Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) recebeu a palestra “Construindo o Futuro da Tecnologia: Uma Jornada pela IA Generativa do Google“, conduzida por Emerson Moraes, diretor de Tecnologia da Geoambiente e uma das principais referências em tecnologias Google no país. O evento ocorreu no Auditório 1 do Bloco 4 e contou com cerca de 200 participantes, entre estudantes dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Administração, profissionais de tecnologia de empresas de Erechim e região, docentes e equipe gestora do campus.

Durante as três horas de palestra, Moraes apresentou casos reais de implementação de IA generativa em empresas, que envolvem desde aplicações básicas até soluções complexas de aprendizado das máquinas, o chamado machine learning. “Foi impressionante ver como a IA pode ser aplicada em praticamente todos os setores. O palestrante conseguiu desmistificar conceitos complexos e mostrar o potencial real dessas tecnologias”, comentou William Alves, acadêmico do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS).

Um dos momentos mais marcantes da palestra foi quando Moraes realizou demonstrações ao vivo de ferramentas de IA generativa, incluindo criação automatizada de código, análise de dados complexos e geração de conteúdo personalizado. Os participantes acompanharam em tempo real como essas tecnologias podem revolucionar processos empresariais e acadêmicos. “Ver a IA criando soluções de código em segundos, que levaríamos horas para desenvolver, sem dúvida, isso será um divisor de águas na perspectiva profissional dos futuros profissionais de TI”, relatou Dário Lissandro Beutler, coordenador do curso de ADS.

 

Impacto regional

Para o organizador da atividade, professor Marcos Antonio de Oliveira, o evento consolida Erechim como um polo de discussão tecnológica no interior do Rio Grande do Sul. Durante a palestra, foram apresentados dados que mostram como a região pode se beneficiar da adoção de tecnologias de IA, desde otimização de processos de gestão até desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor de serviços. “Saio daqui com a certeza de que preciso me qualificar urgentemente nesta área. O mercado já está demandando esses conhecimentos e quem não se adaptar ficará para trás”, comentou Chrystian Wust Bonmann, acadêmico de Administração. “A qualidade das perguntas e o nível de engajamento da plateia demonstraram o preparo e a sede de conhecimento dos profissionais dessa nossa região”, destacou Emerson Moraes ao final do evento.

Parceria estratégica

Ainda para o organizador da palestra, professor Marcos, a parceria entre a empresa Autentique e o Campus Erechim foi fundamental para o sucesso do evento. “Com o lema ‘Nada é mais complicado do que fazer algo simples’, tornou-se claro sobre as oportunidades concretas de estágios e empregos para os acadêmicos presentes. A empresa demonstrou aos participantes o seu potencial tecnológico, por meio de um diálogo objetivo, eficaz e descontraído”, avaliou. Já para Cassiano Calegari, diretor Executivo da empresa, os efeitos da integração já são visíveis: “Esta parceria está gerando resultados práticos. Conseguimos identificar talentos promissores e estabelecer pontes diretas entre a formação acadêmica e as necessidades do mercado”.

A parceria com a empresa deve evoluir para um programa permanente de palestras trimestrais, trazendo especialistas para compartilhar conhecimentos atualizados sobre as principais tendências tecnológicas. “Este evento representa exatamente o que buscamos: conectar nossa instituição com as demandas reais do mercado e preparar nossos estudantes para os desafios do futuro”, declarou Sidnei Dal’ Agnol, diretor-geral do campus, ao final do evento.

Sobre o palestrante

Emerson Moraes possui 16 anos de experiência no mercado tecnológico, tem formação em Tecnologia em Banco de Dados pela Fatec de São José dos Campos e especialização em Google Cloud Platform com certificações de Cloud Architect e Developer da Google Cloud Platform.

Fim do conteúdo