Evento
III Conferência Regional de Direitos Humanos será realizada no dia 13 de setembro, em Passo Fundo
A Comissão de Direitos Humanos de Passo Fundo (CDHPF), em parceria com diversas organizações sociais, entidades e instituições, dentre elas o Grupo de Pesquisa Memória, Democracia e Direitos Humanos do Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), realizará no dia 13 de setembro de 2025, sábado, das 13h às 18h, na Câmara de Vereadores de Passo Fundo, a III Conferência Regional de Direitos Humanos. O evento faz parte das etapas preparatórias da VII Conferência Estadual de Direitos Humanos do Rio Grande do Sul, marcada para os dias 03 e 04 de outubro, em Porto Alegre, que por sua vez antecede a 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, a ser realizada de 10 a 12 de dezembro de 2025 em Brasília.
O tema central da conferência regional será “Desafios para a promoção e garantia dos direitos humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”. O objetivo é destacar a importância de enfrentar as violações de direitos, fortalecer a democracia e ampliar a participação popular, conectando lutas históricas aos novos desafios, como as desigualdades sociais, a crise climática e as ameaças às instituições democráticas.
A Conferência está organizada em seis eixos temáticos, que orientaram os grupos de discussão:
- Enfrentamento das Violações e Retrocessos
- Democracia e Participação Popular
- Igualdade e Justiça Social
- Justiça Climática, Meio Ambiente e Direitos Humanos
- Proteção dos Direitos Humanos no Contexto Internacional
- Fortalecimento da Institucionalidade dos Direitos Humanos
No ato da inscrição, que será realizada no início do evento, cada participante poderá escolher em qual eixo deseja atuar. O objetivo é identificar os principais problemas e aprovar até duas propostas por eixo, que serão sistematizadas e encaminhadas para a etapa estadual.
Sobre a conferência
A III Conferência Regional de Direitos Humanos vai reunir movimentos sociais, sindicatos, universidades, entidades da sociedade civil, órgãos públicos e cidadãos interessados. As inscrições são gratuitas e a expectativa é de contar com ampla representatividade, especialmente de grupos historicamente vulnerabilizados, como mulheres, juventudes, pessoas com deficiências, população negra, povos indígenas, comunidades tradicionais, pessoas LGBTQIAPN+, população em situação de rua, entre outros. As propostas aprovadas na etapa regional serão levadas para a VII Conferência Estadual, em Porto Alegre, e, posteriormente, para a 13ª Conferência Nacional, em Brasília.