Início do conteúdo

Programação da Semana do Patrimônio Cultural do IFRS – Campus Erechim promove atividades que destacam a importância da diversidade cultural


O IFRS – Campus Erechim está promovendo a Semana do Patrimônio Cultural na instituição. A programação começou no dia 16 de agosto, último domingo, e segue com diversas atividades até o dia 21 deste mês. No dia de hoje, 19/08/2025, ocorreu no campus a palestra “Memória, Patrimônio e Pertencimento”, com o coordenador do Arquivo Histórico Juarez Miguel Illa Font, Henrique Antônio Trizoto, e, “Patrimônio Histórico Criminal de Erechim”, com o professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó, Dr. Humberto da Rocha. Ambos abordaram aspectos pouco conhecidos da história local. Ontem ocorreu o recital didático intitulado “O baixo elétrico como instrumento solista na música instrumental gaúcha”, com o professor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) – Campus Passo Fundo, Felipe Batistela Álvarez.

 

No dia 20/08/2025, a programação no campus segue com:

 

  • 10h30 – Palestra: A Cultura Afro-Brasileira na Educação e na Sociedade, ministrada pelo Prof. Dr. Luiz Herculano de Sousa Guilherme (IFSC – Campus Gaspar), com foco na valorização da cultura afro-brasileira;

 

  • 13h30 – Oficina de Bordado Feminista: Atividade de criação coletiva que propõe o bordado como forma de expressão crítica e empoderamento feminino. Os trabalhos desenvolvidos serão expostos na feira do dia 21/08.

 

E, no encerramento, dia 21/08/2025, teremos:

 

  • 13h30 – Oficina de Bordado Feminista: Atividade de criação coletiva que propõe o bordado como forma de expressão crítica e empoderamento feminino. Os trabalhos desenvolvidos serão expostos na feira do dia 21/08.

 

  • 15h – Atividades simultâneas: 

IFeira Agroecológica: Venda de produtos orgânicos locais;

Exposição de Jogos Educativos e Chaveiros, Produções dos estudantes dos cursos técnicos, com foco no patrimônio histórico-cultural de Erechim.

Exposição de Produções Artísticas Inclusivas – NAPNE: Telas produzidas por pessoas com deficiência e pintura ao vivo durante a feira, com obras cedidas pelas instituições ADEVE, ADAU e Aquarela Pró-Autista.

Exposição dos Bordados Feministas: Resultado da oficina realizada no dia anterior, com mensagens de empoderamento e resistência.

Mostra de Sabores da IFeira – Partilha de receitas tradicionais da comunidade, com degustação de pratos preparados na usina de panificação e divulgação das receitas nas redes sociais da feira.

 

Sobre o evento 

O evento tem como principal objetivo valorizar, refletir e preservar o patrimônio cultural local, regional e nacional, destacando a importância da diversidade cultural e das ações afirmativas. A iniciativa busca sensibilizar toda a comunidade acadêmica e regional sobre a importância de reconhecer e respeitar as diferentes manifestações culturais, fortalecendo a identidade, o sentimento de pertencimento e a inclusão.

A Semana do Patrimônio Cultural no IFRS Campus Erechim está perfeitamente alinhada com os objetivos do Dia Estadual do Patrimônio Cultural 2025, promovido pela Secretaria da Cultura do RS. Além disso, parte da programação é conjunta com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Economia Criativa de Erechim. Essa integração fortalece ainda mais o impacto da ação, conectando a comunidade acadêmica com um movimento estadual de valorização da identidade e diversidade cultural.

A Semana do Patrimônio Cultural no IFRS – Campus Erechim é uma oportunidade incrível de aprender, valorizar e celebrar a diversidade cultural de Erechim e do Brasil,  tudo foi pensado para envolver a comunidade, promover a expressão artística e fortalecer a nossa identidade cultural.

Fim do conteúdo