Evento
NAPNE promove palestra sobre estratégias inclusivas na educação de pessoas com TEA
Na última sexta-feira, dia 15 de agosto de 2025, o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul ( IFRS) promoveu uma atividade formativa sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), voltada a docentes e servidores de instituições de ensino da região, intitulada “Bem-vindos à Holanda – Estratégias inclusivas na educação”. O encontro aconteceu no Auditório 2 do campus, às 19h, e foi conduzido pelas psicólogas Isabelli Luiza Falkoski e Giseli Zabot.
A atividade abordou aspectos fundamentais relacionados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), incluindo a definição e compreensão sobre o que é o autismo, as chamadas tríades do autismo, aspectos de genética e classificações oficiais, os diferentes níveis de suporte (01, 02 e 03) e suas características, comorbidades associadas ao TEA e a relevância de rotinas visuais e cronogramas claros para pessoas autistas.
Durante a apresentação, também foi realizada uma análise do comportamento autista em sala de aula, com a apresentação de exemplos práticos de estratégias pedagógicas que podem ser aplicadas no cotidiano escolar. O evento contou ainda com um espaço de perguntas e respostas, em que os participantes puderam esclarecer dúvidas e compartilhar experiências, promovendo a troca de saberes entre profissionais da educação.
De acordo com a coordenação do NAPNE, momentos como este reforçam o compromisso institucional com a formação continuada de docentes e servidores da educação da região, e a promoção de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade.