Início do conteúdo

Conceito 5 – Curso de Administração recebe nota máxima do MEC


O curso de graduação em Administração do Campus Erechim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) obteve conceito 5 em seu processo de reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC), o que representa nota máxima e um desempenho de excelência segundo a escala proposta pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que varia de 1 a 5.

A avaliação ocorreu nos dias 7, 8 e 9 de abril de 2025 por comissão designada pelo MEC. Foram observados aspectos relacionados a três dimensões: a) organização didático-pedagógica; b) corpo docente; e c) infraestrutura. Os avaliadores conheceram as instalações físicas do campus, com uma visita virtual a espaços como biblioteca, salas de aula e laboratórios.

Para a coordenadora do curso, professora Silvana Saionara Gollo, a obtenção do resultado é fruto de um trabalho sólido, colaborativo e contínuo baseado nessas três dimensões fundamentais. Na esfera “Político-Pedagógica”, comenta que o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) foi considerado atualizado, coerente com as diretrizes curriculares nacionais e alinhado às demandas contemporâneas da sociedade e do mundo do trabalho. Destaca ainda que o PPC foi avaliado positivamente por priorizar a formação crítica, ética e inovadora, contribuindo para o desenvolvimento de competências profissionais e humanas e a articulação entre teoria e prática.

Já no que se refere ao corpo docente, o curso, de acordo com a comissão avaliadora, demonstrou contar com um quadro de profissionais qualificados, com renomada titulação acadêmica (mestres e doutores), regime de trabalho compatível, sólida experiência profissional e engajamento com as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Por fim, a infraestrutura foi considerada moderna e bem equipada, com laboratórios de informática atualizados, espaço de inovação, biblioteca com acervos físico e virtual relevantes, salas de aula confortáveis e recursos tecnológicos que favorecem um ambiente de aprendizagem dinâmico e acolhedor.

A conquista da nota máxima, segundo Silvana, possui implicações tanto para os estudantes como para a sociedade: “Para os estudantes, a conquista do conceito 5 significa que estão inseridos em um curso que está entre os melhores do país, recebendo uma formação reconhecida pela sua qualidade, com impacto positivo direto na empregabilidade, na valorização do diploma e na preparação para os desafios profissionais e sociais. Para a sociedade, reforça a formação de profissionais cidadãos capazes de contribuir de maneira crítica, ética e transformadora na área de administração, promovendo desenvolvimento, inovação e responsabilidade social, principalmente na região Alto Uruguai”.

Sobre o curso de Administração

  • Habilitação: bacharelado
  • Duração: 8 semestres
  • Turno de funcionamento: noturno
  • Ingresso: anual (primeiro semestre), por meio de processo seletivo determinado em edital do IFRS, divulgado no Portal de Ingresso

O processo de avaliação é conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e ocorre a cada três anos.

 

Fim do conteúdo