Início do conteúdo

Professor do Campus Erechim conclui missão de estudos nos Estados Unidos com avanços em pesquisa sobre sistemas de liberação de fármacos


O professor Wagner Luiz Priamo, docente do Campus Erechim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) concluiu recentemente uma missão de estudos no exterior com resultados promissores para a pesquisa em sistemas de liberação de fármacos. Realizada na Virginia Commonwealth University (VCU), nos Estados Unidos, sob a supervisão do professor Sandro da Rocha, a mobilidade, além da expansão internacional, integrou atividades relacionadas ao projeto Rede OncoNatura, que pesquisa o desenvolvimento de nanopartículas lipossomais para a entrega de compostos naturais com potencial antitumoral, ou seja, que podem ser utilizadas na terapêutica contra o câncer.

Durante a missão, Priamo explorou tecnologias de ponta no campo da nanotecnologia, incluindo a utilização de sistemas de microfluídica, como o NanoAssemblr™ Ignite™, e outras técnicas consagradas para a produção de lipossomas. Essas metodologias permitiram avanços no controle e eficiência da encapsulação de compostos bioativos, um passo importante para o desenvolvimento de novos tratamentos terapêuticos. Agora, esses conhecimentos serão essenciais para a montagem de uma unidade de produção de lipossomas no Campus Erechim, que dará suporte a projetos inovadores no campo da nanotecnologia.

Ao término da mobilidade, foi promovido um encontro virtual entre os grupos de pesquisa do IFRS e da VCU, para apresentação dos resultados e discussão de futuras colaborações. Para Priamo, “A missão foi essencial para o fortalecimento da nossa linha de pesquisa em sistemas de liberação de compostos bioativos e para o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas em diversos temas”. Ele ainda agradeceu ao IFRS pelo apoio financeiro que viabilizou a missão e ressaltou a importância desse investimento institucional na internacionalização e no avanço da ciência.

Veja também:

Fim do conteúdo