Estudantes do curso técnico em Informática aprendem sobre placa-mãe com LEGO e tecnologias emergentes

Estudantes do 2º ano do curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio do Campus Erechim tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em atividade que conectou aprendizagens sobre placa-mãe do computador, criatividade, trabalho em equipe e tecnologias emergentes. Na disciplina “Manutenção e Montagem de Computadores”, ministrada pelos professores Marcos Antonio de Oliveira e Alexandro Magno dos Santos Adário, os estudantes desvendam o funcionamento interno de um computador, aprendendo a montar, configurar e solucionar problemas, adquirindo habilidades técnicas e profissionais tão essenciais para o mercado de trabalho.

Pensando nisso, os professores desenvolveram algumas aulas no espaço de inovação Conecta e propuseram aos estudantes um desafio em três etapas:

1. Desvendando a placa-mãe: estudantes analisaram uma placa-mãe real e identificaram seus componentes, como CPU, memória RAM, slots de expansão e outros, aprendendo suas funções e interações.

2. Construindo a própria placa-mãe: em seguida, utilizando peças de LEGO, os estudantes montaram réplicas da placa-mãe, compreendendo, na prática, a localização e a função de cada componente.

3. Apresentando o conhecimento: estudantes criaram apresentações na plataforma online de design e comunicação visual Canva, utilizando apenas os smartphones. O uso do aplicativo permitiu a exploração de recursos visuais e criativos para a apresentação de seus trabalhos de forma dinâmica e interativa, desenvolvendo, também, habilidades de comunicação e de uso de ferramentas digitais.

O Conecta proporcionou um ambiente colaborativo e estimulante para a realização das apresentações. Para finalizar a atividade, os estudantes utilizaram a infraestrutura do espaço para conectar seus smartphones à Smart TV e compartilhar suas apresentações com os colegas.