Comunicado sobre avaliação da retomada do calendário acadêmico

A direção-geral do Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) apresenta, por meio deste comunicado, um panorama atualizado em relação à greve de docentes e técnico-administrativos em educação (TAEs) em curso na instituição.

No dia 14 de maio de 2024, o Conselho de Campus (Concamp) realizou uma reunião pública para deliberar sobre a retomada do calendário acadêmico. Os membros presentes, representantes da direção, técnico-administrativos, docentes e estudantes, concordaram em realizar uma avaliação cuidadosa da pauta para garantir que uma eventual retomada das aulas ocorra de forma segura e adequada. Ficou acordado que uma nova reunião será realizada em 23 de maio, às 10 horas, para reavaliar as condições locais e determinar se é apropriado retornar às atividades letivas na última semana deste mês.

Desde a deflagração da greve, em 15 de abril, foram definidas atividades administrativas essenciais que continuam mantidas, incluindo o pagamento de fornecedores, auxílios estudantis e serviços terceirizados, bem como a continuidade de diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão. As aulas, atualmente suspensas, serão recuperadas integralmente, observando o compromisso da instituição com a educação pública, gratuita e de qualidade.

As mesas de negociação entre o Governo Federal e as categorias permanecem abertas, e a instituição espera que sejam construtivas e conduzam ao encerramento da greve o mais breve possível.

Reafirmamos nossa solidariedade com o povo gaúcho diante da catástrofe climática que afeta o Estado do Rio Grande do Sul. A instituição se mantém engajada em ações solidárias no município e na região. Neste momento desafiador, pedimos à comunidade acadêmica que preze pelo respeito e pelo diálogo construtivo e democrático.

Atualizações sobre a retomada do calendário serão comunicadas através da página institucional. Em caso de dúvidas, estudantes, pais e responsáveis podem fazer contato pelo e-mail [email protected].