Estudantes participam de aula com temática integradora entre cursos e são estimulados para apresentar soluções

Na noite de 28 de março, estudantes dos cursos de Tecnologia em Marketing e Técnico em Logística foram convidados a participar conjuntamente sobre uma aula sobre modais de transportes internacionais.

Primeiramente, abordou-se sobre as formas de enviar uma mercadoria para outros países, suas vantagens e desvantagens, a partir do contexto de Erechim. Após, três práticas integradoras foram realizadas com estudantes de ambos os cursos: uma pesquisa sobre principais portos, aeroportos, pontos de fronteira terrestre e abordagem sobre ferrovias.

Na sequência, a partir da formação de grupos com integrantes discentes de Logística e Marketing, houve simulação de exportação de um produto para um país, onde o cliente exigiu uma data para entrega, expondo especificidades de peso e características próprias. Neste sentido, a logística analisou qual dos modais poderia ser indicado para atender tal demanda do marketing, para juntos, obter sucesso na entrega internacional.

Outra prática que os discentes desenvolveram foi pensar sobre exportação de frutas e frangos – produtos considerados sensíveis em seu transporte.

Nesta prática, concluiu-se a importância da aproximação entre as áreas de marketing e logística nas empresas exportadoras ou que desejam exportar. Também ficou explicitado o nível de exigência por tipo de produto (NCM) e país comprador, que deverá ser observada em processos de exportação pelos profissionais.

A aula foi coordenada pela Profa. Adriana Troczinski Storti, que ministra as disciplinas de logística internacional no curso técnico em Logística e de Marketing Internacional no curso de Tecnologia em Marketing.

Como uma metodologia envolvendo diferentes níveis de ensino, aproximam-se conhecimentos e saberes, motivando para contexto atual e seus desafios.