Projeto de Extensão de Ações Afirmativas: NEABI – IFRS Campus Erechim – histórias afro-brasileiras e indígenas desenvolvido em 2023

Este projeto de extensão que cada vez mais vem mostrando sua importância no conjunto de iniciativas que o IFRS se desenvolve apostando no protagonismo dos estudantes. Ele faz parte das ações afirmativas o que torna uma escola mais qualificada e atrativa, quando outras atividades são realizadas além da sala de aula. O projeto em questão visou responder uma pergunta: O NEABI – IFRS Campus Erechim consegue criar espaços de estudo e diálogo sobre as histórias afro-brasileiras e indígenas para contribuir na permanência e êxito dos estudantes do ensino médio integrado e se relacionar com os movimentos populares?
Nesse sentido, os objetivos tratam da realização de um grupo de estudo integrando estudantes do ensino médio e os movimentos populares, como o Movimento Étnico e Cultural dos Negros de Erechim (MENE), além de estudar a temática indígena. A metodologia desenvolvida em encontros periódicos mensais para o estudo e aprofundamento de um livro: Mulheres, raça e classe de Ângela Davis, além de outros momentos sobre a temática indígena. Em abril, por exemplo, na semana dos povos indígenas, foi realizado um encontro com Pietra Dolamita, sobre os indígenas na contemporaneidade e as narrativas contra coloniais. Os encontros tiveram na média dez participantes. O projeto também participou como organizador de duas oficinas dentro do V Workshop de ações afirmativas, inclusivas e da diversidade do IFRS Campus Erechim. Os encontros e as oficinas com a participação de membros integrantes do MENE e  com estudantes do ensino médio integrado sendo eles mesmos os apresentadores. Concluímos que esse projeto é muito importante e defendemos a sua continuidade, porque acolhe uma temática sensível e que passa muitas vezes invisível na educação básica.

Contato [email protected]