Estudantes e Professores do Curso de Tecnologia em Marketing fazem entrega de Pesquisa de Marketing e Planos de Ação à Cooperativa Nossa Terra

No último dia 14 de outubro, estudantes e professores do Curso Superior de Tecnologia em Marketing do IFRS – Campus Erechim realizaram a entrega de um relatório técnico com dados da pesquisa de marketing e planos de ação com vistas à melhoria da comercialização dos produtos da Agricultura Familiar ofertados pela Cooperativa Nossa Terra. A entrega foi durante a Feira Jovem, que ocorreu nas dependências do supermercado Nossa Terra em Erechim, evento que contou com diversas atrações, dentre elas: exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar, artesanatos, serviços, além de apresentações artísticas.

Os trabalhos foram realizados no primeiro semestre de 2022, nas disciplinas ministradas pelo professor e coordenador do curso Sidnei Dal’Agnol, e das professoras Silvana Saionara Gollo e Keila Cristina da Rosa. Concomitante aos conteúdos teóricos, os estudantes tiveram a oportunidade de associar os conhecimentos com a prática, através das atividades de pesquisa e extensão. Além do aprendizado, o projeto objetivou atender as demandas da Cooperativa Nossa Terra e gerar experiência para a futura curricularização da extensão no curso.

Um dos projetos desenvolvidos com os estudantes do primeiro semestre do curso na disciplina de Administração e Empreendedorismo, desenvolveu e aplicou uma pesquisa com agricultores que participam da feira do produtor todas as quartas-feiras e sábados, junto à cooperativa Nossa Terra. Os resultados da pesquisa permitiram o levantamento de alguns pontos que podem ser melhorados futuramente para deixar o processo de comercialização mais atrativo. Outro projeto, foi realizado pelo terceiro semestre do curso, na disciplina de Pesquisa em Marketing, realizou pesquisa com consumidores, buscando encontrar indicadores de comportamento do consumidor quanto ao consumo e percepções sobre os produtos da Agricultura Familiar. Com esse estudo, objetivou-se entregar à cooperativa um estudo que auxilie na tomada de decisões quanto à comercialização ao consumidor final e realizar ações de produto, preço, distribuição, comunicação e fortalecimento da marca da cooperativa. Conforme informado pelas professoras Keila e Silvana, a pesquisa com consumidores poderá ser compartilhada com outras cooperativas da região, pois trata-se de uma pesquisa sobre comportamento dos consumidores da agricultura familar, e esses dados podem ser utilizados por outras cooperativas que possuem pontos de venda em Erechim ou região em suas estratégias do composto de marketing.

Ainda consta no relatório, sugestões dos estudantes para melhorias do mercado que a Cooperativa Nossa Terra possui em Erechim. O quinto semestre do curso de marketing realizou na disciplina de Seminários em Marketiing, estudos de marketing e entregaram várias sugestões com olhar voltado aos conhecimentos de mercadologia. Essas sugestões destacam investimentos na estrutura física, mídias sociais e organização dos espaços internos e mercadorias.

Os professores que coordenaram os projetos ressaltam que os trabalhos são sugestivos e que os gestores da cooperativa vão poder analisar e avaliar as ações que são viáveis ou não, sob o ponto de vista técnico e econômico. Importante ressaltar mais uma vez que o conhecimento possibilitado aos estudantes os desafiou a transformar a teoria em prática, contribuindo na construção de conhecimentos de cada um(a).

Já no sábado, dia 15, a Cooperativa Nossa Terra realizou um evento em comemoração dos seus 21 anos da Cooperativa e, na oportunidade o presidente Adelmir Gaiardo reforçou em público a importância dos estudos realizados pelos estudantes do Curso de Marketing e da parceria com as instituições de ensino para o fortalecimento da Agricultura Familiar e do cooperativismo. O presidente agradeceu de forma especial pelos trabalhos realizados por professores e estudantes do IFRS – Campus Erechim. Esteve presente no evento o coordenador do curso de marketing Prof. Sidnei Dal’Agnol, que fez uso da palavra para parabenizar a cooperativa pelo seu aniversário e reforçar o compromisso do Instituto Federal com o desenvolvimento da Agricultura Familiar e do cooperativismo da região.