Estudantes de Marketing realizam apresentação de trabalhos para cooperativa Nossa Terra

Desde o início do semestre letivo, estudantes orientados pelos professores das disciplinas de Administração e empreendedorismo, Pesquisa de marketing, e Seminários, realizaram estudos e desenvolveram propostas de marketing para cooperativa Nossa Terra. A cooperativa possui sua matriz no município de Paulo Bento e filial em Erechim, onde também possui um supermercado e feira do produtor.

Estudantes do primeiro semestre, realizaram trabalho com feirantes, que atuam junto ao supermercado da cooperativa em Erechim, o objetivo foi melhor entender as percepções dos agricultores familiares e propor melhorias, para isso, foram até a feira e entrevistaram os feirantes, posteriormente organizaram os dados.

Já os estudantes do terceiro semestre, desenvolveram e aplicaram uma pesquisa de mercado, buscando entender melhor as percepções dos consumidores de produtos da agricultura familiar na região, com os dados coletados, novas pesquisas poderão ser realizadas e também já é possível transformar alguns desses dados em informações para os gestores da cooperativa Nossa Terra, assim como, para a Central de cooperativas CECAFES e para cooperativa Coopvida, que também são beneficiadas pelo trabalho e receberão alguns dados obtidos.

Por fim, os estudantes do quinto semestre do curso de Tecnologia em Marketing do IFRS, apresentaram dez propostas de melhorias para o mercado da cooperativa Nossa Terra, essas propostas têm por objetivo tornar a marca da cooperativa mais conhecida na região e ampliar a comercialização de produtos da agricultura familiar.

Todos os trabalhos serão reunidos em um único documento e entregue para cooperativa durante os próximos dias. Após apresentação dos trabalhos, o presidente da cooperativa Nossa Terra Adelmir Gaiardo, fez uso da palavra agradecendo aos estudantes e professores pelo trabalho realizado, informou que vai levar o material produzido para ser analisado pela equipe interna da cooperativa, e provavelmente algumas ações propostas serão colocadas em prática. Destacou também a importância de ter essa parceria com o IFRS e espera que trabalhos como os apresentados continuem sendo oferecidos.

Também se fez presente os representantes do Núcleo de Cooperativismo de Emater/RS – Ascar de Erechim, Jonathan Munaretto, e Cleonir Paris que fez uso da palavra dizendo que ficou impressionado com qualidade das apresentações e parabenizou todos os envolvidos e reforçou a importância da parceria de longa data entre Emater e Instituto Federal.

Para finalizar o semestre, na última semana, foi realizado avaliação com os estudantes, tendo como resultado um grande índice de satisfação com o trabalho realizado, muitos estudantes relataram ter gostado da proposta e que gostariam de novas oportunidades semelhantes para agregar na sua formação. Os estudantes foram orientados durante o projeto pelos professores: Sidnei Dal’Agnol, Keila Cristina da Rosa e Silvana Saionara Golo.

Segundo a coordenação do curso de Marketing, a ideia é continuar com atividades semelhantes nos próximos semestres, e mesmo, dar continuidade nas propostas com a cooperativa Nossa Terra, pois é uma forma de beneficiar os estudantes e também a comunidade externa.