Geral
CPA Comissão Própria de Avaliação
Devido a pandemia de Covid-19, a Autoavaliação Institucional não foi realizada no ano de 2020 e apenas o relatório do ano 2019 foi divulgado no site do IFRS Campus Erechim. Com o retorno do calendário letivo em 17 de maio de 2021, retorna, também, a tão necessária avaliação Institucional.
Na segunda quinzena de novembro deste ano, a comunidade acadêmica avaliará o IFRS Campus Erechim com um instrumento próprio, desenvolvido considerando o trabalho realizado de 17 de maio a 15 de novembro de 2021. O período de APNPs (Atividades Pedagógicas Não Presenciais) de agosto de 2020 a início de maio de 2021 não será avaliado neste relatório, visto que o semestre letivo estava interrompido.
Os questionários de autoavaliação institucional são facultativos e anônimos, e foram customizados para cada segmento da comunidade acadêmica e aprovados pela CPA Geral. Prepare-se para contribuir com a melhoria do ensino e gestão da nossa Instituição pública!
O que é a CPA?
A Comissão Própria de Avaliação é um grupo formado por representantes da comunidade acadêmica do Campus e representantes da sociedade civil com a responsabilidade de desenvolver, aplicar e sistematizar os resultados do instrumento de avaliação Institucional. Os resultados da avaliação Institucional são publicados no Relatório Anual de Autoavaliação do IFRS e subsidiam os planejamentos do Campus nos âmbitos Administrativos e Pedagógicos.
São atribuições da CPA:
- Mobilizar a participação na comunidade interna e externa do processo de avaliação institucional;
- Implementar e coordenar o processo de autoavaliação da Instituição (Campus), de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES;
- Coordenar e organizar a aplicação dos instrumentos de avaliação em seu campus;
- Organizar relatório parcial de autoavaliação institucional;
- Promover eventos avaliativos para sensibilização e divulgação do processo e resultados da autoavaliação;
- Proceder devolução dos resultados aos sujeitos envolvidos no processo de avaliação;
- Sugerir propostas de desenvolvimento institucional, articulando ao planejamento de gestão;
- Manter arquivo das atividades realizadas.
O que é a Avaliação Institucional?
A avaliação institucional tem o objetivo de promover a participação da comunidade escolar e acadêmica na reflexão das políticas de ensino, pesquisa, extensão e gestão do IFRS. A expressão de sua opinião é fundamental para a verificação da implantação da proposta da nossa instituição e para a definição de ações de superação em busca da qualidade desejada pela comunidade do IFRS. As orientações e instrumentos propostos na avaliação institucional apoiam-se:
- Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96;
- Lei 10.861/04, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
Quais os objetivos da Autoavaliação Institucional?
- Promover o desenvolvimento de uma cultura de avaliação no IFRS;
- Implantar um processo contínuo de avaliação institucional;
- Planejar e redirecionar as ações da Instituição a partir da avaliação institucional;
- Garantir a qualidade no desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão;
- Construir um planejamento institucional norteado pela gestão democrática e autônoma;
- Consolidar o compromisso social da Instituição.
Confira todas as Autoavaliações Institucionais no site da CPA Erechim pelo link https://ifrs.edu.br/erechim/institucional/avaliacao-institucional/relatorios-de-autoavaliacao/. Se houver dúvidas sobre como funciona a Autoavaliação Institucional, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected].