Uso de máscara continua sendo obrigatório em ambientes fechados no campus, mas facultativo em locais abertos

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) reforça que o uso de máscara continua sendo obrigatório em ambientes fechados nas unidades da instituição. Isso inclui salas de aula, salas de trabalho, corredores, elevadores, salas de reuniões, laboratórios, bibliotecas e outros, conforme orientação do Comitê Central de Enfrentamento da Covid-19.

Já em espaços abertos (ao ar livre), como pátios e estacionamentos externos, o uso passa a ser facultativo no Campus Caxias do Sul. Esta alteração foi decidida em reunião do  Comitê Local de Enfrentamento da Covid-19. A definição considera o Decreto  Nº 56.422/22, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que tornou facultativo o uso de máscara em vias e espaços públicos ou privados ao ar livre.

O IFRS reforça ainda a necessidade de manutenção das demais medidas de prevenção da Covid-19: estar com o esquema vacinal completo e em dia (incluindo as doses de reforço disponíveis conforme a idade ou situação de cada pessoa), higienizar as mãos com frequência, deixar ambientes com ventilação natural e manter os distanciamentos físicos possíveis entre as pessoas, evitando aglomerações.

>> Saiba mais:

Se no meu município não é mais obrigatório o uso de máscara em ambientes fechados, por que ainda é no IFRS?
O IFRS é uma autarquia federal e tem autonomia para algumas decisões. As definições sobre os protocolos de prevenção da Covid-19 no IFRS são tomadas pelo Comitê Central de Enfrentamento da Covid-19 e pelas Comissões Locais a partir da análise de indicadores da pandemia e das orientações de profissionais e órgãos de saúde. Sobre o uso de máscara em ambientes fechados, o Comitê Central do IFRS informou que aguarda maior segurança e um posicionamento do Comitê Científico do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para a tomada de decisões a respeito.

Nos espaços de circulação, como corredores, é preciso usar máscara?
Sim. Nas áreas de todos os blocos  o uso da máscara segue obrigatório, tanto nas salas quanto nos corredores, banheiros, laboratórios, elevadores, escadas, estacionamentos fechados etc. O uso facultativo da máscara se aplica  somente aos pátios externos.

Nas quadras esportivas cobertas, é preciso usar máscara?
Nas atividades esportivas em ambientes cobertos (como nas quadras cobertas), o uso da máscara deve ser mantido.

O IFRS seguirá fornecendo máscaras para estudantes e servidores que necessitem?
Sim. Caso o estudante precise de máscara descartável, deve procurar o setor de Apoio ao Aluno (Bloco A2). Os servidores devem solicitar à Coordenadoria de Infraestrutura.

Estou com outra dúvida, como posso esclarecer?
Faça contato com o Comitê de Enfrentamento da Covid-19 do campus: [email protected]

Notícia adaptada de texto do Departamento de Comunicação IFRS – Reitoria