Retomada via ensino remoto: divulgado o Calendário Acadêmico 2020/2021

O Campus Caxias do Sul do IFRS irá retomar, a partir do dia 10 de maio de 2021, seu calendário acadêmico através da oferta de ensino remoto. A decisão foi tomada na reunião do Conselho de Campus ocorrida no dia 31 de março e expressa na Resolução Concamp 04/2021. A retomada do calendário acadêmico considera as diretrizes da Resolução 15/2021 do Conselho Superior do IFRS e os debates realizados com a comunidade acadêmica.

Confira o Calendário Acadêmico 2020/2021

O retorno do calendário acadêmico se dará totalmente no formato de ensino remoto, uma vez que as condições sanitárias locais do município trazem riscos à segurança das atividades letivas presenciais. O ensino retornará a ser presencial quando as condições sanitárias permitirem e após o Conselho de Campus definir os procedimentos adequados. A situação está sob constante avaliação pelo comitê gestor local.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

• Entre os dias 10/05 e 21/05, estão programadas diversas atividades para acolhimento e ambientação dos estudantes, visando orientar estudantes e familiares sobre as metodologias a serem utilizadas no ensino remoto.
  • No dia 24/05  iniciam as aulas para todos os cursos.
  • O período de rematrícula online para os cursos superiores e técnico subsequente será de 03/05 a 05/05.
  • O período de ajustes nas matrículas será de 24/05 a 26/05;
  • A carga horária já executada pelos discentes de forma presencial em 2020/1 (fevereiro e março) será aproveitada nessa retomada de calendário;
  • Todas as disciplinas dos cursos superiores e técnico subsequente, cursadas com aprovação durante as APNPs, serão lançadas automaticamente nos históricos  dos discentes. Não é necessário que o discente faça qualquer tipo de solicitação. Apenas quando o estudante não quiser aproveitar as APNPs ele deve formalizar junto ao setor de Registros Escolares.
  • Para trancamento acesse o formulário neste link: https://ifrs.edu.br/caxias/ensino/registros-academicos/formularios/trancamento-de-semestre-componente-curricular/

> > > CONFIRA TAMBÉM: Detalhes sobre a retomada do calendário acadêmico por ensino remoto são definidos

O que significa a retomada do calendário acadêmico?

A retomada do calendário acadêmico não significa o retorno de aulas presenciais, essas seguem sem previsão de retorno. Com a retomada do calendário acadêmico, serão ofertadas aulas por ensino remoto para os estudantes de cursos técnicos e superiores. O formato é semelhante ao das APNPs, mas será retomado o registro de frequência e as avaliações nos sistemas acadêmicos utilizados no IFRS.

O que vai mudar com o ensino remoto, em relação às APNPs?

As APNPs eram opcionais aos estudantes do IFRS. Com as aulas de ensino remoto, a partir da retomada do calendário acadêmico, todos os estudantes matriculados devem acompanhar as disciplinas. Caso não consigam, poderão entrar em contato com a coordenação do seu curso ou direção de Ensino, que buscarão alternativas técnicas e pedagógicas para as dificuldades enfrentadas. Os alunos podem ainda solicitar o trancamento da matrícula, se assim desejarem.

Se o estudante concluir com êxito as APNPs ofertadas, poderá progredir de ano letivo?

Sim, as APNP são consideradas efetivo trabalho escolar, possuem equivalência a componentes curriculares, o que torna possível, a partir do seu aproveitamento, progredir no itinerário formativo. O avanço de série para os cursos de ensino médio integrado, contudo, depende da carga horária aproveitada, conteúdos desenvolvidos e objetivos de aprendizagem atingidos por meio de APNP.

Quando as aulas presenciais voltarão?

Com as incertezas do atual cenário de pandemia, não é possível responder com exatidão essa questão. O IFRS vem acompanhando os boletins epidemiológicos e as orientações das autoridades de saúde para a tomada de decisões, via Conselho Superior, tendo como premissa a preservação da saúde de sua comunidade. Enquanto a pandemia representar risco a professores, técnicos administrativos, estudantes e seus familiares, as atividades seguirão sendo ofertadas remotamente.

Direção de Ensino.