Projetos de Pesquisa
Conheça os projetos de pesquisa que estão em andamento no Campus Veranópolis:
Acesse aqui as informações sobre os projetos finalizados.
App Educativo Inovador para Competências Socioemocionais: Uma Abordagem Tecnológica para o Bem-Estar Escolar
Edital PROPPI 19/2023 – Fomento Interno para Projetos de Pesquisa e Inovação 2024
Coodenador: Marcos Juares Vissoto Corino
Bolsista (BIDTI): Eric Baldissera
Execução: 01/04/2024 a 31/12/2024
Resumo:
Este projeto tem como objetivo desenvolver um aplicativo Android focado em auxiliar no fortalecimento das competências socioemocionais dos estudantes do ensino médio. O escopo é abranger atividades envolvendo cinco macro competências a serem trabalhadas: autogestão, engajamento com outros, amabilidade, resiliência emocional e abertura ao novo. Desta forma, essa iniciativa busca proporcionar ferramentas digitais para melhorar a inteligência emocional, resiliência, empatia e habilidades de relacionamento, reconhecendo a importância crítica das habilidades socioemocionais no desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes de forma a contribuir com um impacto positivo no bem-estar e no sucesso futuro, além de contribuir para a criação um ambiente escolar mais saudável e produtivo para toda a comunidade.
Metas Principais:
1. Desenvolvimento de um aplicativo intuitivo e envolvente que ofereça recursos interativos e lições práticas para o desenvolvimento das competências socioemocionais dos estudantes.
2. Realizar uma avaliação do aplicativo, medindo seu impacto nas competências socioemocionais dos estudantes, bem como em seu bem-estar acadêmico e emocional.
3. Proporcionar uma forma de acompanhar as possíveis necessidades emocionais dos estudantes e colaborar preventivamente com ações que possam contribuir para sua permanência e êxito no ambiente escolar.
Competências individuais para a inovação: identificação de variáveis, antecedentes e consequentes
Edital PROPPI 19/2023 – Fomento Interno para Projetos de Pesquisa e Inovação 2024
Coodenador: Denise Genari
Bolsista (BICT): Victoria Yafa Canfild Peruzzo
Execução: 01/04/2024 a 31/12/2024
Resumo:
O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral mapear as competências individuais para inovação, bem como seus elementos antecedentes e consequentes. Para tanto, os seguintes objetivos específicos são listados: a) desenvolver uma revisão sistemática de literatura e a consequente identificação de estudos prévios que indiquem as competências profissionais importantes para atuar em ecossistemas de inovação; b) estruturar um instrumento de pesquisa que sistematize os achados da revisão de literatura; c) identificar as variáveis que representam as competências individuais para a inovação; d) validar as dimensões que representam as competências individuais para a inovação; e) analisar a relação existente entre as competências individuais para a inovação e possíveis elementos antecedentes ou consequentes, tais como: os traços de personalidade, o capital psicológico, a inovatividade individual, a empregabilidade e a percepção de sucesso na carreira. Para o atendimento dos dois primeiros objetivos específicos, será desenvolvida uma revisão sistemática de literatura. Sequencialmente, os demais objetivos serão atendidos com base na realização de uma pesquisa de caráter descritivo, transversal e quantitativo. Se desenvolverá uma survey, com a aplicação de um questionário padronizado direcionado a profissionais vinculados a hubs de inovação, bem como estudantes dos cursos superiores do eixo de informação e comunicação do IFRS. Ainda focando esses objetivos, a identificação das variáveis e a análise das dimensões que representam as competências individuais para a inovação, bem como seus elementos antecedentes e consequentes, serão realizadas a partir das seguintes técnicas estatísticas: análise descritiva e modelagem de equações estruturais. Espera-se que os resultados oriundos do desenvolvimento deste projeto de pesquisa gerem implicações gerenciais, no sentido de favorecer os processos seletivos, o desenvolvimento e a promoção de profissionais com maior eficácia, tomando como base o mapeamento sobre competências de inovação realizado. Além disso, as instituições de ensino também serão beneficiadas, uma vez que o reconhecimento das competências profissionais direcionadas para a inovação possibilitará a formação e avaliação dos estudantes convergentes com as demandas corporativas e sociais. A temática abordada neste projeto, bem como a condução dos seus procedimentos metodológicos, está vinculada a diversas disciplinas ofertadas no Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais (Gestão de Pessoas, Métodos Quantitativos em Administração, Estudos Dirigidos em Gestão, Metodologia de Pesquisa e Elaboração de Proposta de TCC e Gestão e Inovação) e no Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio (Informática e Pesquisa Científica, Gestão de Pessoas, Criatividade, Inovação e Tecnologias, Projeto Integrador I e Projeto Integrador II). Portanto, o processo de execução da pesquisa e os resultados obtidos poderão contribuir com o desenvolvimento de atividades nas disciplinas citadas, por meio da realização de discussões e exercícios, com base no presente estudo. Além disso, com o suporte dos resultados da pesquisa, será possível realizar palestras e minicursos que terão o objetivo de: divulgar para a comunidade acadêmica os principais achados do estudo; apresentar a sistemática de pesquisa adotada, para que embase a realização de diagnósticos em outras organizações e; ampliar o conhecimento dos gestores sobre as competências individuais para a inovação. Em consonância com os argumentos apresentados, fica caracterizada a associação deste projeto de pesquisa com ações de ensino e extensão.
Conceitos de Cinemática em livros didáticos de Física e suas implicações no Ensino de Física
Edital PROPPI 19/2023 – Fomento Interno para Projetos de Pesquisa e Inovação 2024
Coodenador: Gabriel Abreu Mussato
Bolsista (BICT): Fernando Bós Fabro
Execução: 01/04/2024 a 31/12/2024
Resumo:
Este projeto se concentra na análise da evolução da abordagem da cinemática, que lida com o estudo do movimento, nos livros didáticos de Física brasileiros ao longo do tempo e nas implicações disso no ensino. A cinemática é um tópico fundamental no ensino médio, mas frequentemente enfrenta críticas por sua abordagem tradicional e extensa. O projeto envolve a seleção de livros didáticos de diferentes épocas, identificação e categorização de conceitos de cinemática, comparação com livros estrangeiros e avaliação das implicações educacionais. O objetivo é compreender como a evolução da apresentação da cinemática nos livros didáticos influenciou o ensino de Física e propor melhorias com base nas análises realizadas.
Desdobramentos da Educação Física Escolar no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Veranópolis
Edital PROPPI 19/2023 – Fomento Interno para Projetos de Pesquisa e Inovação 2024
Coodenador: Gabriel Abreu Mussato
Bolsista (BICT): Augusto Antoniolli
Execução: 01/04/2024 a 31/12/2024
Resumo:
Buscando ampliar, aprofundar e diversificar os conhecimentos aprendidos nas aulas de Educação Física Escolar, pretende-se entender qual o conhecimento prévio dos alunos que chegam ao IFRS – campus Veranópolis e compará-lo ao conhecimento posterior, no que diz respeito às aulas de Educação Física Escolar. Portanto, o aluno bolsista fará pesquisas bibliográficas acerca da temática em questão, bem como pesquisa de campo com alunos do Ensino Médio Integrado do IFRS – campus Veranópolis. Nesse sentido, entender qual foi a Educação Física que tiveram durante o ensino fundamental e qual é a Educação Física que aprenderam durante sua passagem na instituição. A proposta se justifica na importância de pluralizar e diversificar os conteúdos abordados nessas aulas, no qual deve abranger todos os elementos que compõem a cultural corporal (jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas), objeto de estudo da área. A proposta é enriquecer o debate e discussão acerca da Educação Física Escolar, refletindo também sobre as interseccionalidades.
Proposta de plataforma motorizada para cadeiras de roda
Edital PROPPI 19/2023 – Fomento Interno para Projetos de Pesquisa e Inovação 2024
Execução: 01/04/2024 a 31/12/2024
Coodenador: Erik Schuller
Bolsista (BIDTI): Otávio Rizzatti Tedesco
Resumo:
O Censo do IBGE de 2010 apresenta aproximadamente ¼ da população brasileira como tendo alguma deficiência, o que representa 45,6 milhões de brasileiros. A deficiência físico-motora ficou em segundo lugar. Mais de 13,2 milhões de pessoas afirmaram ter essa limitação, o que equivale a 7% dos brasileiros. Desta forma, este trabalho propõe o desenvolvimento de uma plataforma motorizada que permita o usuário de cadeiras de rodas torná-la motorizada sem a necessidade de adaptações de qualquer tipo na sua cadeira. Propõe-se o desenvolvimento de um Produto Mínimo Viável (PMV) que valide o funcionamento da plataforma e, para tanto, será realizado levantamento das especificações técnicas de todos os componentes necessáriaos à sua implementação, modelagem do sistema eletromecânico que irá compor a plataforma e costrução do PMV para posterior avaliação em ambiente controlado. Partindo-se de uma metodologia de desenvolvimento de projeto tecnológico, a elaboração desta primeira etapa deverá ser a primeira de outras a serem realizadas no mesmo projeto, o qual será desenvolvido em parceria com o Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) de Bento Gonçalves.