Geral
Mutirão constrói hortas escolares em ação educativa e colaborativa
Um mutirão para a construção de duas hortas no espaço escolar do Campus Veranópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) mobilizou estudantes e comunidade no último sábado letivo, 16 de agosto de 2025.
Foram criadas a Horta do Corpo Humano — destinada ao cultivo de chás relacionados às funções do organismo, simbolizando as 12 horas do dia — e uma horta de hortaliças, temperos e leguminosas.
O objetivo da atividade foi estimular o cultivo com base nos princípios da agroecologia, promover a conscientização sobre a alimentação saudável e o uso responsável da terra, além de proporcionar aos estudantes e a comunidade da região um momento de experiência e prática sensorial com o solo.
A iniciativa integra o Projeto de Extensão Integrar Saberes, coordenado pela professora (substituta) de Filosofia Bruna de Oliveira Bortolini, em parceria com as disciplinas Projeto Integrador I e II, ministradas pela professora de Artes Magda de Rossi, e com o Projeto de Extensão Jardim Sensorial, vinculado ao Programa Pulando Janelas, da Secretaria de Turismo e Lazer de Veranópolis, sob coordenação da professora Adriana Tedesco.
Participaram do mutirão os estudantes: Sol Andrade, Luisa Carvalho Freiberger (bolsista do Projeto Jardim Sensorial), Miguel Martins, Ana Cláudia Gabineski, Felipe Menin, Giovanni Balotin, Iago Canan, Gustavo Zanin, Vinicius de Medeiros e Júlia de Oliveira.
No planejamento, também colaboraram as professoras Miriam de Souza (Biologia), Léia Ruwer (Administração) e a pesquisadora Sonia Pereira, do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Fruticultura (Cefruti), que oferecerá suporte técnico à manutenção das hortas pelos próprios estudantes.
A ação também contou com a presença da arquiteta Paula Fogaça, representando a Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra), parceira do projeto, e da turismóloga Gisele Martins, da Secretaria Municipal de Turismo de Veranópolis.