Início do conteúdo

Inscrições abertas para auxílios de mobilidade internacional a estudantes e servidores


Estudantes e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) que participam de projetos de pesquisa e inovação e desejam realizar mobilidade internacional podem se inscrever em editais de auxílio. São ofertados um auxílio para estudantes e seis para servidores. As inscrições seguem abertas até 30 de setembro de 2025.

Estudantes 

Será disponibilizada uma bolsa a discente regularmente matriculado(a) em curso de mestrado do IFRS, no valor total de R$ 15.000,00 (quinze mil reais). O recurso poderá ser utilizado em despesas como hospedagem, alimentação, obtenção de visto, seguro saúde, passagens aéreas e terrestres e material didático-pedagógico

Também poderão participar estudantes classificados no edital que não recebam bolsa, desde que assumam todos os custos da mobilidade.

Entre os requisitos estão: estar matriculado em curso de mestrado do IFRS; ter cursado no mínimo um semestre letivo; possuir orientador docente definido; aceitar custear despesas da mobilidade se necessário (se não selecionado para a bolsa); e comprovar proficiência linguística exigida pela instituição estrangeira de destino.

As inscrições devem ser realizadas  até 30 de setembro de 2025, por meio de formulário eletrônico. No ato da inscrição, o candidato deve anexar documentos como termo de compromisso, comprovante de matrícula, histórico escolar, plano de atividades, carta de aceite da instituição anfitriã e registro de parceria com a instituição de destino.

A mobilidade deve ter duração mínima de 15 dias, com retorno previsto até 31 de março de 2026.

Mais informações no Edital Proppi Proex nº 06/2025

Servidores 

Serão concedidos seis auxílios individuais, no valor de R$ 13.500,00 (treze mil e quinhentos) cada. O pagamento ocorrerá mediante ressarcimento, conforme previsto na Instrução Normativa Conjunta 1/2025. Cada servidor poderá submeter apenas uma proposta.

Podem participar servidores efetivos do IFRS que possuam doutorado, tenham projeto de pesquisa e inovação cadastrado no sistema institucional, currículo Lattes atualizado, vínculo em grupo de pesquisa do Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e não estejam em afastamento ou licença superior a 30 dias durante a execução da proposta. Também não podem ter pendências de relatórios ou prestações de contas em projetos institucionais.

As propostas devem ser submetidas até 30 de setembro de 2025 no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) – Módulo Pesquisa e vinculadas ao edital Edital Proppi Proex nº 05/2025.

O cadastro deve conter informações básicas do projeto, objetivos, metodologia, cronograma e equipe. Devem ser anexados documentos como plano de trabalho assinado pelo proponente e pela instituição anfitriã, plano de disseminação dos resultados, anuência da chefia imediata e registro de parceria no Portal Integra (quando aplicável).

A mobilidade deve ter duração mínima de 10 dias e máxima de 30 dias, com retorno previsto até 4 de dezembro de 2025.

Mais informações no Edital Proppi Proex nº 05/2025

Dúvidas podem ser encaminhadas à Assessoria de Assuntos Internacionais do IFRS pelo e-mail assuntos.internacionais@ifrs.edu.brr

Fim do conteúdo