Estudantes da rede municipal de Veranópolis refletem sobre boa convivência e firmam “Contrato de paz”

Um “Contrato de paz”, no qual estão previstas atitudes importantes para estimular o respeito, a boa convivência e a gentileza, será firmado em turmas de sexto ano de escolas municipais de Veranópolis. Isso depois de os estudantes participarem de uma oficina na qual, em círculo, praticam uma respiração de relaxamento e refletem juntos sobre situações vividas na escola que os incomodam e ações pelas quais gostariam de pedir perdão ou de agradecer.

As atividades integram o projeto de extensão “Educação para a paz, saúde e respeito social”, do Campus Veranópolis do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A iniciativa é coordenada pela professora de Sociologia Michele Doris Castro, que ministrou a primeira oficina na terça-feira, 2 de abril de 2019, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Adriano Farina. “Foi um momento muito bonito. São alunos que têm, em média, 11 anos de idade, e eles conseguiram identificar problemas e achar soluções, reconheceram algumas coisas e se perdoaram. As professoras também participam”, conta Michele.

A metodologia é inspirada nos Círculos de Paz, criados pela professora norte-americana Kay Pranis e no Brasil bastante utilizados atualmente na Justiça Restaurativa. São trabalhados conceitos como empatia, ações agressivas, capacidade de escuta, autocuidado e bons relacionamentos. Uma mandala e um cata-vento servem como “objetos da palavra” (organizam as falas durante as dinâmicas, sendo passado de um a um aos participantes que, de posse do objeto, têm o direito da fala).

O projeto será realizado durante os meses de abril e maio de 2019 e deve envolver aproximadamente 400 alunos de sexto ano da rede municipal. É realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Esportes, Lazer e Juventude (Smed) de Veranópolis. A coordenadora de Aprendizagem dos Anos Finais da Smed, Carina Frizon Menezes, explica que o projeto,  juntamente com ações já desenvolvidas pelas escolas, deve contribuir para a boa convivência entre os alunos e deles com os professores, o que acaba por proporcionar uma  aprendizagem mais significativa. “Além disso, percebe-se que em nossa sociedade a tolerância com o outro está cada vez menor, e, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), no artigo 2º, a educação tem por finalidade o preparo para o exercício da cidadania, sendo a escola um canal para incentivar um ambiente favorável à manifestação da empatia, do respeito e do crescimento do jovem em formação.”

A parceria entre o IFRS e a Secretaria teve início no ano de 2018, com outro projeto também voltado à educação para a paz, o qual levou a palestra “Bullying Juvenil: quando a brincadeira é séria” para estudantes de 9º ano da rede municipal da cidade.