Dia da Mulher: conversando sobre relações de gênero

Para promover uma discussão sobre as relações de gênero no Dia Internacional da Mulher, o Campus Veranópolis realizou uma atividade especial sobre o tema no dia 8 de março de 2016. As duas turmas do campus foram reunidas e ocorreu uma apresentação, coordenada pelas servidoras Diana Lusa e Francieli Fuchina. No final das falas, foi proposto ao estudantes que escrevessem um texto sobre o que havia sido falado.

A exposição abordou fatos históricos relativos a conquistas femininas, a importância de conhecer o feminismo e o conceito de gênero, a violência simbólica e física ainda sofrida pela mulher e o olhar de autores (homens) na literatura sobre as mulheres em romances de imigração. A frase que marcou a apresentação foi: “E hoje, ainda faz sentido comemorar o Dia da Mulher?”. Os alunos contribuíram com as reflexões, dando exemplos e fazendo questionamentos.

Temas abordados na atividade

Foi destacado que mesmo estando em 2016, ainda é importante conversar e refletir sobre as relações de gênero e pensar em como as “verdades” reproduzidas geram preconceitos. Faz-se necessário desconstruir alguns discursos em favor da igualdade de gênero. “Desconstruir a naturalização e a ‘lógica’ de que as mulheres são ‘naturalmente’ o sexo dominado e frágil tem sido e está sendo o trabalho de quase dois séculos de feminismo (BAÑÓN, 2003)”, mostraram as servidoras.

A apresentação trouxe também a afirmação Simone de Beauvoir: “ninguém nasce mulher, torna-se mulher”. Diana e Francilei salientaram que as pessoas nascem como meninas ou meninos, mas a carga social que significa ser homem ou mulher, para além das diferenças genéticas, está muito ligada às construções sociais cotidianas. Não é necessário que ninguém diga o que é ser menino ou menina, homem ou mulher, o que é feminino ou masculino; a partir do momento que a criança se identifica como um ou outro, passa a “corresponder a expectativas” de acordo com o sexo.

>> Confira o texto da aluna Bruna Milka sobre a atividade, escrito para a disciplina de Comunicação e Expressão e selecionado pela diretora de ensino do Campus, professora Alcione Jacques, por bem expressar as ideias debatidas na ocasião.