Início do conteúdo

NOTA DE REPÚDIO AO VIOLENTO E CRIMINOSO ATAQUE SOFRIDO PELO NAPNE/ROLANTE EM ATIVIDADE VIRTUAL


Nós, coordenador e coordenadoras dos Núcleos NEABI (Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas), NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais) e NEPGS (Núcleo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidade) do IFRS Campus Rolante, nos dirigimos à nossa comunidade de servidores/as, discentes e comunidade externa para manifestar nosso horror, nosso rechaço e total preocupação diante dos ataques, criminalmente identificados como CRIMES DE ÓDIO, decorridos no evento virtual organizado pelo NAPNE em homenagem ao Dia da Pessoa com Deficiência (21/09) e do Paratleta (22/09) chamado PARATLETA EM TEMPOS DE PANDEMIA, realizado por meio de plataforma virtual no último 23/09/2020.

O evento, organizado pelo NAPNE, promovia um debate com convidados/as reconhecidos/as do paratletismo do nosso Estado; era voltado à formação continuada de servidores/as e também à educação cidadã de nossos discentes e comunidade. Proporcionar a reflexão e reconhecimento da diversidade e fortalecer a inclusão são missões fundantes da nossa Instituição. O IFRS, suas ações educacionais, científicas e formadoras visam a superação de preconceitos, por meio da criação de espaços qualificados de debate público, articulado com profissionais da educação, da saúde, da cultura de nosso município, região e Estado.

Assim, ao desenvolvermos tais eventos estamos realizando nossa atividade fim, voltada ao serviço da comunidade interna e externa. No entanto, um grupo intitulado de ‘INVASORES’, por meio de má conduta virtual, entrou na sala virtual organizada pelo NAPNE e com AMEAÇAS, IMAGENS PORNOGRÁFICAS, ACHINCALHES e todo tipo de VIOLÊNCIA VERBAL, tentaram acabar com a atividade. Com graves INTIMIDAÇÕES pediam o fim do evento e o retorno às aulas, afirmando que se todos saíssem do evento “NINGUÉM SAIRIA MACHUCADO”.

Tal manifestação de ÓDIO não nos coage, mas sim indigna e revolta. Ataque de intolerância, manifesta violência covarde que por meio de estratégias busca silenciar servidores e servidoras cumpridoras de seu papel de formadores e promotores dos espaços públicos de debate.

O ATAQUE AO DEBATE PÚBLICO É UM ATAQUE A DEMOCRACIA. A VIOLÊNCIA COVARDE UM INSTRUMENTO DE SILENCIAMENTO PRÓPRIO DE GRUPOS FASCISTAS. Tal comportamento pode se alastrar em nossa sociedade, levando-nos a momentos similares aos piores regimes totalitários de nossa história. Os crimes contra as pessoas com necessidades especiais foram particularmente realizados por estados reconhecidamente genocidas. Temos que agir, antes que tal prática de terrorismo venha a nos amedrontar cada vez mais, tornando nossas vidas ameaçadas pelo simples ato de zelarmos pelos direitos comuns em uma sociedade plural.

URGÊNCIA NA SOLIDARIEDADE, CELERIDADE NAS AÇÕES CABÍVEIS

Vimos por meio deste pedir a todos os setores de nosso Campus, Departamento de Extensão (setor diretamente ligado aos núcleos), Conselheiros e Conselheiras que representam todos os segmentos no Conselho de Campus, Direção e demais colegas, que se unam em nossas ações de apuração dos envolvidos/as no ato e que também venham a público e se pronunciem sobre o terrível atentado. Cobramos que sejam tomadas medidas institucionais para que tais atitudes covardes não venham a ameaçar nossa comunidade de servidores, vulnerabilizando e expondo nosso público e principalmente os palestrantes a situações deprimentes.

Sem mais,

Coordenadora do Napne Dra Ione Canabarro Araujo, Coordenador do Neabi Dr. Luciano Corsino e Coordenadora do Nepgs Dra Taise Silva

Rolante, 25/09/2020

Leia também a nota oficial publicada pela Direção Geral do Campus Rolante

Fim do conteúdo