Inaugurada a sede do Escritório de Projetos do IFRS

Está inaugurada a sede do Escritório de Projetos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), localizada na Rua Corte Real, 142, no Bairro Petrópolis, em Porto Alegre. Solenidade ocorreu nesta sexta-feira, 30 de agosto. O Escritório de Projetos (EP) atua como articulador entre o IFRS e organizações públicas e privadas, procurando apresentar soluções inovadoras para as necessidades da comunidade. É um meio para se firmar parcerias e cooperação tecnológica que envolvam pesquisa aplicada, produção cultural, empreendedorismo, cooperativismo, no âmbito da educação, ciência e tecnologia.

IFRS cria vínculo com Associação Engenheiros sem Fronteiras

Na solenidade de inauguração, também foi assinado um Protocolo de Intenções entre o IFRS e a Associação Engenheiros sem Fronteiras, representada pelo diretor, Kauê Nabuco Santos.  O documento dá início ao futuro acordo de cooperação mútua entre as partes, visando à integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão e a utilização conjunta da experiência e da especialização de cada um, em suas respectivas áreas de atuação.

No local, também funcionará a Assessoria de Relações Étnico-raciais do IFRS.

Em seu pronunciamento, o reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, lembrou que as tratativas para a operacionalização do escritório tiveram início em 2011, juntamente com o professor do CampusPorto Alegre Paulo Roberto Sangoi, e lembrou a trajetória do ex-reitor Osvaldo Casares Pinto para a concretização do escritório. Júlio reforçou, em sua fala, que o EP integra todas as pró-reitorias e “é um espaço do livre pensar e do livre aprender”.

O coordenador do Escritório de Projetos, Anderson Ricardo Yanzer Cabral, sinaliza que o EP é um marco na história do instituto: “através desse novo espaço que se abre, desse novo olhar que começamos a ter para estabelecer parcerias tanto com organizações públicas, quanto privadas. Penso que o Escritório virá a se tornar um espaço que tende a ser cada vez mais utilizado, por ser um canal efetivo onde nossos estudantes e servidores consigam levar o conhecimento que é produzido em nosso instituto para toda comunidade”.

O ato de inauguração contou com a presença de autoridades acadêmicas do IFRS e sindicais, parceiros e servidores.

Conheça o Escritório de Projetos:

O EP é um espaço institucional do IFRS e tem como principal meta articular iniciativas que culminem em projetos com potencial de inovação tecnológica e social, agrupar recursos técnicos humanos e financeiros para fomentar parcerias com instituições públicas ou privadas.

O Escritório de Projetos realiza:

– Apoio para Projetos Cooperados com suporte e acompanhamento para Projetos de Inovação Tecnológica e Social em parceria com Instituições Públicas e Privadas.

– Captação de Recursos para Eventos e Projetos por meio de suporte para elaboração de chamada pública e encaminhamento via fundação de apoio para captação de recursos para eventos e projetos.

– Articulação e fortalecimento dos Habitats de Inovação com apoio para a implantação e estruturação de incubadoras, fablabs, coworking e outros espaços criativos e inovadores.

– Prestação de Serviços por meio de apoio na elaboração e estruturação de projetos que visem prestação de serviços utilizando fundação de apoio.

Podem participar:

–  Servidores do IFRS podem aderir a projetos que estão em andamento ou sugerir novos, em parceria com empresas públicas ou privadas e outros tipos de organizações sociais, através de convênios ou fundação de apoio.

– Estudantes podem participar dos projetos em andamento ou fazer parte de novos projetos.

Visite a página e saiba mais sobre essa iniciativa: https://ep.ifrs.edu.br/

Para saber também das expertises e projetos do IFRS acesse o Portfólio: https://portfolio.ifrs.edu.br/