Estudantes visitam Feira de Agricultores Ecologista e Isla Sementes

Foto: Alexandre Horn

Para conhecer práticas do que é desenvolvido em sala de aula, os estudantes do 1° e do 3° semestres do curso Técnico em Agropecuária Concomitante/Subsequente realizaram duas visitas técnicas no sábado, 24 de agosto de 2019. A atividade, que foi acompanhada pelas professoras Adriana R. Corrent e Médelin Marques, é relacionadas aos componentes curriculares Agroecologia e Produção Vegetal II.

A visita, durante a manhã, ocorreu na Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE) de Porto Alegre. Os estudantes conheceram a história da feira, que neste ano completará 30 anos de existência. Tiveram a oportunidade de conversar com os agricultores sobre as vantagens e desafios da agricultura ecológica. A FAE é composta por 44 bancas de 32 municípios do Rio Grande do Sul e beneficia 122 famílias de agricultores diretamente e mais de 300 indiretamente, além de dez associações, duas cooperativas e quatro assentamentos da reforma agrária, envolvendo 17 famílias. A visita oportunizou o diálogo entre estudantes e agricultores ecologistas e a vivência do momento da comercialização da produção orgânica certificada.

No período da tarde, os estudantes visitaram a Estação Experimental da ISLA Sementes, em Itapuã (Viamão). A ISLA Semestes é destaque na área de produção e comercialização de sementes de hortaliças, flores, temperos e ervas medicinais na América Latina. Nesta empresa, os estudantes foram recebidos pelo técnico em agropecuária Cláudio Nunes, gerente de desenvolvimento de produto. Depois de uma explanação sobre o histórico e os processos que compõem o portfólio da companhia, os discentes conheceram diferentes hortaliças em fase de testes, no campo e em estufa. Nesta parte da visita, as turmas foram apresentadas a alguns produtos que são novidades no mercado, como a beterraba amarela, o cultivo de micro verdes e diversas variedades de alface.

Foto: Camila Brum.

Foto: Franklin Rafael da Silva