Início do conteúdo

Diretores-gerais eleitos participam de formação na Reitoria


Atividade busca estimular o alinhamento das gestões em conformidade com as diretrizes e missão do IFRS

Os diretores-gerais dos campi do IFRS eleitos e que assumirão o mandato em 2024 participaram de uma capacitação no auditório da Reitoria nos dias 13 e 14 de dezembro de 2023. Essa foi a segunda edição da atividade, realizada também em 2019, para os diretores eleitos naquele ano.

A iniciativa busca estimular o alinhamento das gestões locais e central da instituição, em acordo com as diretrizes e missão do IFRS. Integraram os conteúdos o contexto nacional e a contribuição social dos Institutos Federais; o papel político do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o papel estratégico do Colégio de Dirigentes do IFRS; ensino; pesquisa; extensão; indissociabilidade; comunicação; gestão de pessoas; inclusão; planejamento e orçamento.

A capacitação teve início com a fala do reitor, Júlio Xandro Heck, e contou com a participação de pró-reitores e servidores da Reitoria como ministrantes.

 

 

 

 

 

 

 

 

Política de Transição de Gestão

Pela primeira vez, o processo de transição de gestão no IFRS tem princípios, objetivos e fluxos orientados por um Instrução Normativa, a IN 01, de novembro de 2023, que institui a Política de Transição de Gestão (PTG).

O pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Amilton de Moura Figueiredo, destaca a importância do documento e do atual momento: “Todo gestor eleito passa por uma campanha eleitoral, apresenta um projeto de gestão. Agora, é hora de alinhar a sua proposta com os documentos institucionais e a legislação vigente para de fato conseguir atender as expectativas do processo eleitoral seguindo as diretrizes da instituição”.

Amilton salienta que outros temas devem ser tratados em atividades formativas aos gestores no próximo ano, como integridade, prevenção e combate ao assédio e à violência (Instrução Normativa 06/2022), ética no serviço público e correição. Além disso, o Colégio de Dirigentes, que reúne o reitor, os pró-reitores e os diretores-gerais de campi, é um espaço de formação permanente.

Está previsto ainda que todos os Comitês de áreas do IFRS realizem algo semelhante à formação dos diretores-gerais no início do próximo ano. O objetivo é oferecer uma contextualização das ações das pró-reitorias e proporcionar um momento de alinhamento com os campi.

 

Leia também:

Resultados das eleições institucionais 2023 para reitor e diretores-gerais de campi

Fim do conteúdo