Campus Rolante vai participar da maior edição dos Jogos do IFRS com delegação de 35 atletas

Equipe do Campus Rolante é coordenada pelo professor Luciano Corsino (à esq.).

A maior edição dos Jogos do IFRS começa nesta quinta-feira, dia 18 de agosto de 2022, no Campus Sertão. Após dois anos suspensas, devido à pandemia de Covid-19, as competições esportivas voltam a ocorrer. São esperados em torno de 600 estudantes e 90 servidores, de 16 campi.

As delegações chegam a partir desta quarta-feira, dia 17, e ficarão alojadas no campus. Serão recebidas por 40 servidores do IFRS envolvidos na organização e 30 “padrinhos e madrinhas”, alunos do Campus Sertão que, em duplas, acompanharão cada delegação durante o período dos jogos, apresentando os diferentes espaços, auxiliando nos horários e na logística.

O coordenador da Comissão Local dos Jogos, Affonso Lang, professor de Educação Física do Campus Sertão, destaca que os participantes devem estar atentos à previsão do tempo, que indica muito frio para os dias dos Jogos. “A previsão é de zero grau no amanhecer dos três dias. É importante levar roupas e cobertores quentes”, aconselha.

35 estudantes representam o Campus Rolante na competição

O Campus Rolante vai participar dos Jogos do IFRS com uma delegação de 35 estudantes. Eles serão acompanhados pelos professores Luciano Corsino, Eliane Silveira, Jacques André Grings e Ilizandro Pesente durante os três dias de competição. De acordo com Corsino, coordenador da delegação e docente de Educação Física, a participação do Campus Rolante nos Jogos do IFRS ocorre desde 2017, ano em que iniciaram-se as primeiras turmas do Ensino Médio integrado. “Para os estudantes, trata-se de uma experiência relevante tanto para os benefícios próprios da prática esportiva como para a construção de uma relação mais ampla com a instituição por meio da integração com os colegas dos vários campi e cursos do IFRS”, destaca o professor.

Os atletas do Campus Rolante são estudantes dos cursos integrados da instituição e vão participar das modalidades de Handebol, Futsal, Voleibol, Atletismo e Tênis de Mesa.

A aluna Karine Fonseca Gomes já participou de edições anteriores dos Jogos do IFRS e conta que foi incrível a experiência. “Foi incrível conhecer outro campus, estar com meus colegas e ter a oportunidade de socializar com outros estudantes da rede federal. Voltamos com o coração quentinho e ansiosos para o próximo ano, mas veio a pandemia da Covid-19 e cancelaram tudo, então nossa expectativa está grande para vivenciarmos toda essa experiência de novo. Acredito que todo o conhecimento que adquirimos nos Jogos do IFRS é muito especial não só para o nosso currículo escolar, mas também para a nossa vida. Esse ano estou inscrita nas modalidades de handebol e vôlei e estou com expectativa de voltar com alguma medalha de lá”, conta.

Para o aluno João Vitor Arnold a sensação desse momento é de alívio. “A única palavra que define a volta dos Jogos do IF é alívio. Depois de praticamente dois anos isolados, podemos ter a oportunidade de voltarmos às quadras, podendo deixar em nossa história essa experiência. Mas, o melhor de tudo é que podemos voltar às competições com saúde, tratando esse retorno com leveza e felicidade. Além de disputar um título, que nesses jogos possamos também levar novas amizades e momentos únicos”, ressalta.

Sobre as competições

As partidas esportivas serão realizadas a partir das 9h de quinta-feira até a tarde de sábado, dia 20, totalizando 242 disputas nas modalidades voleibol, futsal, basquete, vôlei de praia, handebol, tênis de mesa  e atletismo. As competições ocorrerão no Campus Sertão e também em outros três espaços da cidade (Ginásio da Col e Praça Central) e Coxilha (Ginásio municipal).

Haverá uma cerimônia de abertura oficial do evento, na quinta-feira, às 13h, no Ginásio do campus, com a presença de autoridades do IFRS.

Os Jogos do IFRS são organizados pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) e pelos professores de Educação Física dos campi. Esta edição foi dividida em duas etapas: a primeira ocorreu no Campus Bento Gonçalves, no dia 08 de julho, com as disputas de xadrez. Participaram mais de 90 estudantes de 13 campi.

Após a etapa em Sertão, os vencedores dos jogos do IFRS devem participar dos Jogos Regionais dos Institutos Federais 2022, de 20 a 23 de setembro em Blumenau, Santa Catarina.

Confira a lista de atletas do IFRS Campus Rolante:
  • Agnes Katherine Marcon Nunes
  • Amanda Tainá Kirsch