Campus Rolante realiza ações sobre o Setembro Amarelo

O Campus Rolante do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, realizou neste mês de setembro uma série de atividades a fim de conscientizar a comunidade sobre a campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio.

As atividades se resumiram em dois momentos. A primeira, desenvolvida no início do mês de setembro, foi a confecção de uma cartilha com informações sobre o tema e instituições que oferecem suporte psicológico. Este material foi distribuído no desfile de Sete de Setembro para as famílias presentes e no comércio local.

A segunda atividade consistiu num circuito de palestras para todas as turmas nos três turnos. Essas ministradas por profissionais da área da psicologia e assistência social, que desenvolvem um projeto denominado Girassol na região metropolitana de Porto Alegre. Durante todo o circuito, as falas visaram, sobre o esclarecimento de dúvidas dos participantes relacionadas ao suicídio, diagnósticos de possíveis perfis suicidas, maneiras de intervir e oferecer ajuda, e sobre a promoção da saúde mental.

Ao final das ações referentes ao Setembro Amarelo, o que se pôde perceber foi a grande pertinência do trabalho desenvolvido, pois a participação dos estudantes e servidores evidenciou isso. “Esperamos que as atividades propostas tenham sido de grande valia para todos os envolvidos e que as ações de conscientização tenham reflexos, ao longo de todo o ano, nas condutas daqueles que participaram das atividades”, comenta a comissão organizadora.

Sobre o Setembro Amarelo:

O Setembro Amarelo configura-se como um mês em que as ações de prevenção ao suicídio e a promoção de saúde mental se intensificam. Mas essas ações não podem ficar restritas apenas a este mês, elas devem ser continuadas durante todo o ano, principalmente, dentro do ambiente escolar, proporcionando aos estudantes e servidores, qualidade de vida.