Início do conteúdo

Indicadores para retomada presencial


Indicadores para retomada presencial – Campus Rio Grande

No dia 10 de agosto de 2021 o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) publicou documento sobre retorno gradual às atividades presenciais da Rede Federal (REFLEXÕES DO FÓRUM DE DIRIGENTES DE ENSINO (FDE/CONIF) SOBRE O RETORNO GRADUAL ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS NAS INSTITUIÇÕES DA RFEPCT). Este documento foi publicado pelo Fórum dos Dirigentes de Ensino (FDE) do Conif, e  apresenta reflexões e orientações gerais para que as instituições construam seus planejamentos visando a uma retomada com segurança.

As orientações são para que o retorno às atividades presenciais seja feito com base em indicadores técnicos e científicos, além de assegurar a implementação efetiva de estratégias de mitigação e biossegurança.

A Comissão Local de Prevenção,  Monitoramento e Controle da Covid-19, no Campus Rio Grande, definiu os seguintes indicadores para acompanhamento, a serem publicitados, semanalmente e avaliados na reunião semanal ou extraordinária caso necessário:

  • Casos confirmados/ Taxa de transmissão comunitária
  • Óbitos/ Redução do número de óbitos
  • Novas hospitalizações leitos clínicos e de UTI/ Capacidade de atenção hospitalar Rio Grande
  • Índice de vacinação 1ª dose população municipal
  • Índice de vacinação completa população municipal

No Monitoramento semanal Covid-19 – Rio Grande Variação dos últimos 7 dias, além das informações do município de Rio Grande, disponibilizadas via Secretaria Municipal de Saúde, será apresentada a situação da R21 Região de Pelotas, da qual o município de Rio Grande faz parte, para acompanhamento da situação.

Conforme os indicadores, critérios e valores foram estipulados para o retorno gradual. A análise desses indicadores com base nos dados de variação semanal do Município de Rio Grande, teremos a organização em 4 fases:

1ª Fase (Atividades Não Presenciais – ANP´s) – Contempla as atividades de ensino e atividades administrativas de forma remota, correspondendo à fase atual na maioria das instituições.

2ª Fase (Retomada) – Definida como a fase de retorno inicial e gradual para os servidores e alunos. Disponibilização de laboratórios de informática e/ou outros ambientes para alunos que tenham dificuldade com as Atividades Não Presenciais e continuidade de atividades de pesquisa, extensão, estágio e aulas práticas.

3ª Fase (Regime de oferta mista) – Realização de Atividades Não Presenciais em alternância com atividades presenciais.

4ª Fase (Aulas presenciais) – Retorno presencial de 100% das atividades de ensino.

 

 Fonte:

REFLEXÕES DO FÓRUM DE DIRIGENTES DE ENSINO (FDE/CONIF) SOBRE O RETORNO GRADUAL ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS NAS INSTITUIÇÕES DA RFEPCT. Disponível em:

https://portal.conif.org.br/images/pdf/2021/8_Agosto/Reflex%C3%B5es_Retorno_Gradual_Atividades_Presenciais_-_FDE_-_vers%C3%A3o_final.pdf

 

Dados atualizados semanalmente nas segundas-feiras.

Confira aqui o Monitoramento semanal Covid-19 – Rio Grande Variação dos últimos 7 dias.

Confira aqui o Monitoramento semanal Covid-19 – Rio Grande Variação na semana de 24 de janeiro.

Confira aqui o Monitoramento semanal Covid-19 – Rio Grande Variação na semana de 17 de janeiro.

Confira aqui o Monitoramento mensal Covid-19 – Rio Grande Variação no mês de dezembro.

Confira aqui o Monitoramento mensal Covid-19 – Rio Grande Variação no mês de novembro.

Confira aqui o Monitoramento mensal Covid-19 – Rio Grande Variação no mês de outubro.

Confira aqui o Monitoramento semanal Covid-19 – Rio Grande Variação na semana de 25 de setembro.

 

 

Fontes:

Secretaria Municipal de Saúde – https://www.riogrande.rs.gov.br/corona/

Avaliação da região 21 pelo sistema de 3 As. https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiODVhZTRhYTEtZjY2MS00YWIzLTlhY2UtYzRkYWJlMGMwZmE5IiwidCI6IjRmZjE0NWRhLThkZWYtNGI3Zi05YTlkLTFiZjRjZDI3MzViYSJ9

 

Atualmente, estamos na Fase 2, o que possibilita a realização de atividades presenciais, seguindo os documentos institucionais.

Os documentos que devem ser seguidos são a Resolução 15/2021 do Conselho Superior em seus Art. 22, Art. 23 e Art. 39, que permitem a realização de atividades presenciais, regrado por Instrução Normativa (IN) 06/2021 da Pró-Reitoria de Ensino.

 

Att, Comissão Local de Prevenção,  Monitoramento e Controle da Covid-19

Última atualização em 07/02/2022

Fim do conteúdo