Requerimentos para alunos

Informações

O requerente deverá acessar o link desejado, seguir as instruções de cada processo, anexar documentação solicitada e enviar a solicitação via formulário. O envio de requerimentos com documentação incompleta será indeferido por falta de documentação.

Clique na Organização Didática para consulta.

APROVEITAMENTO DE ESTUDOS
Os estudantes da modalidade subsequente e superior que já concluíram componentes curriculares poderão solicitar aproveitamento de estudos. Para participar, devem solicitar o aproveitamento nos prazos definidos em calendário acadêmico, esse prazo geralmente ocorre no início de cada semestre
letivo.

Maiores informações: Artigos 207 a 212 da Organização Didática.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Os cursos superiores de tecnologia estarão organizados em uma base de conhecimentos científicos e tecnológicos, dessa maneira poderão ser previstas horas de atividades complementares realizadas por meio de desenvolvimento de projetos integradores/técnicos, de extensão e/ou de pesquisa e outras formas de atividades acadêmico-científico-culturais.

Maiores informações: Artigos 243 e 244 da Organização Didática.

CANCELAMENTO DE MATRÍCULA
Entende-se por cancelamento da matrícula, o ato pelo qual o estudante solicita sua desvinculação permanente com a Instituição. A solicitação poderá ser realizada a qualquer tempo.

Maiores informações: Artigos 144 e 145 da Organização Didática.

CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS
Os alunos da modalidade subsequente e superior poderão requerer certificação de conhecimentos, adquiridos através de experiências previamente vivenciadas, inclusive fora do ambiente escolar, com o fim de alcançar a dispensa de um ou mais componentes curriculares da matriz do curso. Para
participar, devem solicitar a certificação nos prazos definidos em calendário acadêmico, esse prazo geralmente ocorre no início de cada semestre letivo. A certificação de conhecimentos dar-se-á mediante a aplicação de instrumento de avaliação realizada por um professor da área, ao qual caberá
emitir parecer conclusivo sobre o pleito.

Maiores informações: Artigos 221 a 223 da Organização Didática.

JUSTIFICATIVA DE FALTAS E SOLICITAÇÃO DE AVALIAÇÃO DE SEGUNDA CHAMADA
Entende-se por justificativa de faltas, o ato de o aluno apresentar o motivo que impediu de comparecer à atividade pedagógica. No caso de as faltas serem abonadas ocorre a reversão do registro de falta no Diário de Classe. Ao estudante que faltar a qualquer uma das verificações de aprendizagem ou deixar de executar trabalho escolar/acadêmico será facultado o direito à nova oportunidade, se requerida no prazo de 2 (dois) dias úteis após o término de vigência do atestado.

Maiores informações: Artigos 153 a 156 da Organização Didática.

QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO
Entende-se por quebra de pré-requisito, o ato formal do aluno solicitar que seja matriculado em alguma disciplina de sua matriz curricular, mesmo que não cumpra o pré-requisito estipulado no Projeto Pedagógico de seu curso. A solicitação de quebra de pré-requisito deve ser solicitada em prazo determinado em calendário acadêmico, esse prazo geralmente ocorre no início de cada semestre letivo.

REINGRESSO
Entende-se por reingresso, o ato formal pelo qual o estudante solicita o retorno para o mesmo curso e campus do IFRS, quando afastado por trancamento da matrícula a pedido ou de forma automática.
Deve ser solicitado nos prazos definidos em calendário acadêmico, esse prazo geralmente ocorre no início de cada semestre letivo.

Maiores informações: Artigos 146 a 149 da Organização Didática.

TRANCAMENTO DE DISCIPLINA
Entende-se por trancamento de componente curricular, o ato formal pelo qual o estudante da modalidade subsequente ou superior solicita a desistência de um ou mais componentes curriculares do curso. Será permitido o trancamento de componentes curriculares, em período previsto no
calendário acadêmico, exceto quando o estudante for ingressante.

Maiores informações: Artigos 8º e 138 da Organização Didática.

TRANCAMENTO DE MATRÍCULA
Entende-se por trancamento da matrícula, o ato formal pelo qual se dá a interrupção temporária dos estudos durante o semestre letivo, sem a perda do vínculo do estudante com a Instituição, devendo o aluno renovar a cada semestre enquanto desejado. Será permitido o trancamento de matrícula, a
qualquer tempo para alunos da modalidade subsequente e superior, exceto quando o estudante for ingressante. O estudante em situação de trancamento total de matrícula perde o direito aos auxílios da Assistência Estudantil.

Maiores informações: Artigos 138 e 143 da Organização Didática.

Última atualização em 14/05/2021