Quem Somos

1. Histórico

A Biblioteca do Campus Cidade foi criada na década de 1960 (Memória FURG-NUME, p. 186), com o intuito de reunir os acervos dos primeiros cursos da Universidade: Engenharia Industrial, Economia, Direito, Filosofia e Letras. Era denominada Biblioteca Central e gerenciava os serviços e o uso da informação, disponíveis na Instituição.

Com a criação de novos cursos, inclusive o de Biblioteconomia, profissionais da área passaram a juntar-se ao quadro da biblioteca, sendo que a primeira profissional com nível superior a gerenciar a biblioteca foi a bibliotecária Atenéa F. Galo.

Novos cursos foram sendo criados e a necessidade de um novo campus era a meta da Universidade. Surge, então, o novo Campus Carreiros e os acervos dos novos cursos são transferidos para um local provisório até a conclusão das obras da nova biblioteca.

A biblioteca do Campus Cidade tornou-se, então, uma biblioteca setorial ligada ao NID- Núcleo de Informação e Documentação. O seu acervo ficou direcionado aos cursos ministrados no Campus Cidade, sendo eles: Engenharia Química, Engenharia de Alimentos (graduação e pós) e aos do Colégio Técnico Industrial- CTI (atual Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS), bem como a comunidade externa.

No ano de 2008, a biblioteca Setorial do Campus Cidade passou por uma reforma nas dependências físicas de seu antigo prédio e, após 15 meses ocupando um pequeno espaço, foi transferida para as novas instalações, o que oportunizou uma biblioteca totalmente reformulada, com estrutura física e mobiliário apropriados à pesquisa e à leitura.

Abrangendo uma área de aproximadamente 482m² e com novo layout, a Biblioteca passou a dispor de salas individuais de leitura, amplo salão de estudos, sala destinada ao Mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos, área do acervo, setor administrativo, setor de referência, sanitários, guarda-volumes e acesso à rede wireless.

A nova estrutura de funcionamento da biblioteca permite aos alunos e à comunidade utilizarem as salas de estudos e salão de leitura de forma independente, com acesso a estes locais portando seus pertences. Os ambientes da biblioteca ficaram interligados por amplas áreas envidraçadas, permitindo contato visual entre ambas.

A partir de agosto de 2012, teve início o processo de transferência e extinção da Biblioteca Setorial do Campus Cidade. Servidores e bolsistas que atuavam na Biblioteca do Campus Cidade foram realocados em outras bibliotecas do SiB e parte do seu acervo, transferido para a Biblioteca Central, no Campus Carreiros. O restante do acervo permaneceu no prédio da antiga biblioteca setorial, que agora abriga a Biblioteca do Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul (IFRS – Campus Rio Grande), para acompanhar o curso de Engenharia de Alimentos (graduação, mestrado e doutorado) que só foi totalmente transferido para o Campus Carreiros no segundo semestre de 2013.

A Biblioteca do IFRS ainda continuou a utilizar o Sistema de Administração de Bibliotecas ARGO até 31 de junho de 2014, quando ocorreu o desligamento total das bibliotecas.

Fonte: SiBFurg

2. Biblioteca Campus Rio Grande

A Biblioteca Campus Rio Grande integra o Sistema de Bibliotecas do Instituto Federal do Rio Grande do sul – SIBIFRS – estando subordinada à Direção de Ensino.

Localizada no Prédio 1 do Campus, possui uma área de aproximadamente 520 m2. São setores da Biblioteca: Coordenação, Processos Técnicos, Acervo, Circulação e Referência, além de Salão e salas de estudos.

Seu acervo é constituído por livros, periódicos e multimeios, além de gibis e mangás. Está aberta à comunidade externa para consulta local, sendo o empréstimo de materiais restrito aos alunos, professores e técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Rio Grande.

Para efetuar empréstimos no Sistema Pergamum, a Comunidade Acadêmica deverá estar cadastrada no sistema. A apresentação de carteira estudantil e/ou funcional é necessária. A cada semestre ocorre a migração de dados do SIA para o Sistema da Biblioteca, mas em caso de necessidade de cadastro manual, as seguintes informações serão necessárias:

Alunos – RG, CPF, certificado de matricula original (carimbado e assinado);

Professores/Técnicos – RG, CPF, nº de Siape.

3. Sistema da Biblioteca

Desde 10 de março de 2014, a Biblioteca Campus Rio Grande inaugurou, dentro do SIBIFRS, o Sistema Pergamum. Dessa forma, os discentes, docentes e a equipe técnica podem realizar empréstimos, devoluções e renovações através do referido Sistema.

Última atualização em 01/06/2021