Início do conteúdo

Certificação de Conhecimentos

ORIENTAÇÕES – CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTO

  1. Apresentar no mínimo 6 meses de experiência profissional na carteira de trabalho ou 600 horas de atividade laboral compatível com o curso (pode ser em mais de uma empresa).
  2. Carteira de trabalho e Cópia das páginas: foto, filiação e das páginas de registro da empresa.
  3. Declaração das atividades do funcionário por parte da empresa, quando não constar que o cargo é compatível com o curso; devendo ser em papel timbrado e carimbado pela empresa.
  4. Atestado de matrícula atualizado e assinado pela Secretaria.
  5. Se autônomo, comprovante de seu registro na Prefeitura Municipal, comprovante de recolhimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN – correspondente ao mês da entrada do requerimento, carnê de contribuição ao INSS e descrição das atividades que executa, cópia e original de contrato de prestação de serviço e recibo referente a execução do serviço.
  6. Se empresário, comprovante de seu registro na Prefeitura Municipal, comprovante de recolhimento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN – correspondente ao mês da entrada do requerimento, carnê de contribuição ao INSS, cópia e original de contrato de prestação de serviço e recibo referente a execução do serviço; cópia do Contrato Social da empresa descrevendo sinteticamente as atividades que executa.
  7. Relatório de certificação de conhecimento, que deve vir assinado e escrito conforme as instruções a seguir. Caso haja mais de uma folha, esta também deve ser assinada pelo aluno. O relatório também deve ser entregue assinado e datado pela coordenação do curso do aluno.

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTO

O RELATÓRIO DEVE SER DIGITADO, COM NO MÍNIMO 30 LINHAS (FONTE ARIAL, TAMANHO 12, ESPAÇAMENTO 1,5) E DEVE SER ENVIADO PARA O E-MAIL estagios@riogrande.ifrs.edu.br EM FORMATO PDF, NO PRAZO ESTIPULADO, CONTENDO AS ASSINATURAS EXIGIDAS. Deve conter as seções:

1. INTRODUÇÃO
Nesta primeira parte, o aluno contextualiza o relatório, tratando da importância da experiência profissional para a sua formação técnica, do período e local onde foram realizadas as atividades.
2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
Deverá conter um breve histórico da empresa, a descrição da mesma e suas principais áreas de atuação. O aluno deverá apresentar de forma mais detalhada o setor/departamento onde desenvolveu seu trabalho.
3. PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES
Identificação das atividades desenvolvidas e a descrição das mesmas. Apresentação do período em que estas atividades foram realizadas.
Fazem parte da experiência profissional conhecimentos que vão além da técnica, como: aspectos administrativos, relacionamento interpessoal de diferentes níveis sociais e postos de trabalho, aspectos éticos.
4. COMENTÁRIOS E CONCLUSÃO
O aluno deverá comentar a respeito de experiências importantes e dificuldades encontradas na realização do mesmo.
Destaque pontos positivos e negativos observados durante as atividades descritas e avalie o aproveitamento da experiência profissional, destacando conhecimentos que o auxiliaram no desempenho das atividades.

 

Última atualização em 26/05/2026

Fim do conteúdo