Início do conteúdo

Bases de Dados e Portais de Acesso Gratuito


AVISOS IMPORTANTES:

 

  • A maioria dos recursos informacionais listados está disponível gratuitamente (acesso aberto). Alguns, entretanto, podem ser acessados apenas de dentro do IFRS.
  • As bases de dados estão organizadas por ordem alfabética e uma mesma base pode cobrir várias áreas do conhecimento.
  • Para reportar lacunas, erros e/ou dar sugestões, entre em contato através do e-mail: [email protected]

 

Bases de dados / Portais:

 

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD

A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) é um projeto coordenado pelo IBICT que integra e dissemina, em um só portal de busca, os textos completos das teses e dissertações defendidas nas instituições brasileiras de ensino e pesquisa. O acesso a essa produção científica é livre de quaisquer custos.

 

Biblioteca Nacional Digital: 

O Acervo da BNDigital é composto basicamente por obras em domínio público, abrangendo um período que vai do século XV ao início do século XX. O Acervo digital é composto por documentos cartográficos, iconográficos, manuscritos, bibliográficos, periódicos e sonoros. Todo esse material é de livre consulta no site. Há também algumas obras com Direitos Autorais vigentes que foram cedidas por seus titulares.

 

BVS Psicologia Brasil:

É uma ferramenta da área da psicologia que reúne fontes de informações, promove e apoia o acesso livre e aberto à informação.

 

Catálogo de Teses e Dissertações (CAPES):

Resumos das teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação stricto sensu no Brasil desde 1996, com possibilidade de acesso aos documentos na íntegra.

 

Dialnet:

Dialnet é um dos maiores portais bibliográficos do mundo, cuja principal missão é dar maior visibilidade à literatura científica hispânica. Focado fundamentalmente nos campos das Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais (sem deixar de lado outras áreas, como Saúde, Tecnologias, etc.), o Dialnet é um projeto de cooperação que integra diferentes recursos e serviços documentais: bases de dados de conteúdos científicos, artigos, livros, anais de congressos, teses de doutorado e resenhas de outras publicações, sempre com acesso aberto.

 

Directory of Open Access Journals – DOAJ:

O Directory of Open Access Journals (DOAJ) é um diretório online que fornece acesso a revistas de alta qualidade, acesso aberto e revisadas por pares. O DOAJ

 

Google Acadêmico

Possibilita a pesquisa na literatura nacional e internacional publicada nos mais variados formatos: artigos revisados por especialistas (peer-rewiewed), teses, livros, artigos de periódicos, arquivos de pré-publicações (Pre-prints), trabalhos completos e resumos apresentados em reuniões científicas, bem como informações sobre organizações profissionais, universidades e outras entidades acadêmicas.

 

LivRe: Portal para periódicos de livre acesso na Internet

Portal desenvolvido pela CNEN – Comissão Nacional de Energia Nuclear, através do CIN – Centro de Informações Nucleares, para facilitar a identificação e o acesso a periódicos eletrônicos de acesso livre na Internet. Abrange as mais variadas áreas do conhecimento.

 

Lume – Repositório Digital UFRGS: 

O Lume – nome próprio atribuído ao Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que significa manifestação de conhecimento, saber, luz, brilho – é o portal de acesso às coleções digitais produzidas no âmbito da Universidade e de outros documentos que, por sua área de abrangência e/ou pelo seu caráter histórico, é de interesse da Instituição centralizar sua preservação e difusão. Tem por objetivo reunir, preservar, divulgar e garantir o acesso confiável e permanente aos documentos acadêmicos, científicos, artísticos e administrativos gerados na Universidade, bem como às suas coleções históricas, e a outros documentos de relevância para a Instituição, que fazem parte de suas coleções, embora não produzidos por ela, maximizando a visibilidade e uso desses recursos. Os documentos digitais que integram as coleções podem conter texto, imagem, vídeo e áudio, e são, em sua maioria, de acesso livre. Em alguns casos, o acesso é restrito à comunidade da UFRGS. O Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Lume, é o portal de acesso às coleções digitais produzidas no âmbito da Universidade.

 

Pepsic – Periódicos Eletrônicos em Psicologia: 

É uma fonte de informação da Biblioteca Virtual de Psicologia (BVS-Psi) e seu objetivo é o de contribuir para a visibilidade do conhecimento psicológico e científico gerado nos países da América Latina, a partir da publicação de revistas científicas em acesso aberto. O Portal PePSIC integra duas coleções distintas, embora não seja possível visualizar de imediato. Uma coleção é a base de dados PePSIC, cuja política de publicação é de responsabilidade da Coordenação Técnico-Científica da BVS-Psi e a coleção da Rede SciELO, na qual os critérios para inclusão e manutenção dos títulos são de responsabilidade de cada país que compõem a rede.

 

Portal de  Periódicos Científicos UFRGS:

O Portal de Periódicos Científicos da UFRGS é o canal de divulgação da produção científica publicada nos periódicos da UFRGS e tem como objetivos: conferir visibilidade aos periódicos editados na UFRGS; oferecer aos editores e equipe editorial informações relevantes quanto à edição de periódicos e projeto gráfico e servir como canal de divulgação das atividades promovidas, principalmente pela Pró-Reitoria de Pesquisa, relacionadas com a edição e publicação de periódicos científicos. Desenvolvido com a missão de colocar à disposição da coletividade científica dados atualizados sobre os periódicos associados à UFRGS e reunir informações que auxiliem as comissões editoriais a qualificar a produção editorial das revistas, o Portal alinha-se ao compromisso da Universidade com a divulgação da pesquisa.

 

Portal de Periódicos Científicos UFSC:

O Portal de Periódicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem o objetivo de promover o acesso, a visibilidade, a segurança e o suporte aos editores dos periódicos científicos do Portal. Com acesso aberto e gratuito, hospeda 45 periódicos científicos e utiliza para editoração o Open Journal Systems (OJS).

 

Portal de Periódicos Eletrônicos da UFG

O Portal de Periódicos da Universidade Federal de Goiás (UFG) é um projeto da Pró-Reitoria de Pós-Graduação em parceria com a Biblioteca Central e possui como missão a democratização e livre acesso à produção científica.

 

Portal de Periódicos da Capes:

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de inúmeros títulos com texto completo, bases referenciais, bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, periódicos, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. Alguns periódicos somente poderão ser acessados através dos computadores com acesso à rede do IFRS.

 

Portal Domínio Público: 

De iniciativa do Governo Brasileiro, o Portal Domínio Público disponibiliza acesso ao texto completo das obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), de domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

 

Programa de Publicações Digitais da Propg (Unesp):

Publicações Digitais do Programa de Pós-Graduação da Unesp, criado em 2009, de e-books gratuitos nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas e Linguística, Letras e Artes com a produção de docentes, pós-graduandos e pós-graduados.

 

Portal de Revistas Científicas da UFMT: 

O Portal de Revistas Científicas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) é um projeto do Curso de Biblioteconomia, da Editora UFMT e da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa e abrange publicações nas mais variadas áreas do conhecimento.

 

Revistas cientificas de la Universidad Pablo de Olavide: 

Portal que abrange periódicos de várias áreas do conhecimento.

 

SciELO: 

A Scientific Electronic Library Online – SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros nas mais variadas áreas dos conhecimento.

 

SciELO Livros: 

Publicação online de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas, ensaios e estudos que publicam.

 

SciELO.ORG:

Busca integrada de artigos dos periódicos da rede Scielo: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, Portugal, Venezuela. Oferece acesso aberto a milhares de periódicos que abrangem todas as áreas de ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais e humanidades.

 

Spell: 

O Spell – Scientific Periodicals Electronic Library é um repositório de artigos científicos que concentra a produção científica das áreas de Administração, Contabilidade e Turismo, publicadas a partir de 2008 e proporciona acesso gratuito à informação técnico-científica.

 

Science Direct:

Portal que proporciona acesso a revistas especializadas, artigos, capítulos de livros e conteúdos de acesso aberto nas áreas de Engenharia, Ciências da Vida, Ciências da Saúde e Ciências Sociais e Humanas.

Última atualização em 01/06/2021

Fim do conteúdo