Início do conteúdo

Informações


O que é a assistência estudantil?

A assistência estudantil – estabelecida por meio do decreto 7.234/2010 – PNAES – tem por objetivo o enfrentamento das desigualdades sociais para ampliação e democratização das condições de acesso, permanência e diplomação dos estudantes no ensino público federal, preservando o respeito à diversidade. Prioriza o atendimento às necessidades socioeconômicas, psicossociais e pedagógicas, visando à formação integral do estudante. Além disso, busca agir preventivamente, nas situações de retenção e evasão e contribuir para inclusão social pela educação.

Quem é o público alvo da Assistência Estudantil?

Estudantes regularmente matriculados em cursos presenciais das Instituições Federais de Ensino Superior e dos Institutos Federais. Quanto ao programa de benefícios, são atendidos, prioritariamente, os estudantes oriundos da rede pública de educação básica ou com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio.

Como se organiza a Assistência Estudantil no IFRS?

A organização da Assistência Estudantil do IFRS está estabelecida na Política de assistência estudantil do IFRS, de 03/12/2013. No IFRS a Assistência Estudantil acontece de forma universal e / ou pelo Programa de Benefícios. As ações universais são aquelas que atendem a todos os estudantes sem distinção e não há necessidade de avaliação de critérios socioeconômicos. Já o Programa de Benefícios é destinado aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica que envolvem o repasse de recurso financeiro de forma direta ao estudante.

Como acessar a Assistência Estudantil no Campus Rio Grande?

As ações universais podem ser acessadas por meio da participação nas atividades, projetos e palestras desenvolvidas pelo setor. Os atendimentos multiprofissionais, também ofertados a todos estudantes, podem ser buscados de forma espontânea pela comunidade escolar, no que se refere a questões sociais e psicológicas. Já os programas de benefícios, onde são atendidos, prioritariamente, àqueles que se encontram em vulnerabilidade socioeconômica, são ofertados por meio de Editais nos quais os estudantes precisam realizar sua inscrição.

Onde posso obter mais informações sobre a Assistência Estudantil?

A Coordenadoria de Assistência Estudantil é o setor responsável pelo planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação da Assistência Estudantil do Campus Rio Grande. Sua equipe técnica é constituída por uma Assistente Social, um Psicólogo, duas Técnicas em Assuntos Educacionais, dois Assistentes de Alunos e uma Técnica em Contabilidade. A CAE está localizada no Pavilhão Central, sala 105.

Última atualização em 10/11/2022

Fim do conteúdo