Técnico em Informática apresenta projetos integradores

O curso técnico em Informática iniciou as apresentações da primeira etapa dos projetos integradores. Na terça-feira, 23 de maio, foram apresentados 5 projetos:

“Convivendo com as Tecnologias digitais”, coordenado pelo professor Edimar Manica, busca auxiliar e incentivar idosos a utilizar tecnologias digitais de hardware e software, ou seja, aprender a utilizar um smartphone e suas funcionalidades para tirar fotos; gravar vídeos; acessar aplicativos de redes sociais, como instagram, facebook e whatsapp; e utilizar outros aplicativos de acordo com a demanda dos alunos. O projeto é em parceria com a prefeitura municipal de Ibirubá e já iniciou as aulas.

“Robotizando”, coordenado pela professora Vanessa Faria de Souza, quer levar conceitos básicos de robótica para as escolas de Ibirubá. O projeto está em fase inicial, na qual os estudantes fizeram um minicurso sobre gestão de projetos e estão preparando as oficinas a serem ministradas nas próximas etapas.

“Smart Bus”, coordenado pelo professor Tiago Rios da Rocha, é uma solução inteligente para transportes, os estudantes mapearam as rotas de ônibus no município de Ibirubá e montaram um site que apresenta a rota e o horário. Nos próximos passos do trabalho, eles pretendem desenvolver um sistema que mostre onde o ônibus está em tempo real.

“Parking Bot”, coordenado pelo professor Roger Luis Hoff Lavarda, segue na mesma linha dos transportes, mas é voltado para a identificação de vagas de estacionamento. Inicialmente os estudantes pesquisaram sobre quais tecnologias já são utilizadas nesse sentido e estão organizando o seu próprio projeto, que poderá ser implementado nos estacionamentos do Campus.

“Animal Coding”, coordenado pela professora Bianca Zimmermann, utiliza a bioinformática para analisar dados genéticos de animais. O projeto está em fase inicial e poderá apresentar novas ferramentas para o ensino de biologia.

No dia 30 haverá a apresentação de mais cinco projetos desenvolvidos pelos estudantes de informática: Ferramentas Metodológicas para o Ensino de Robótica, sob coordenação dos professores Luciana Oliveira e Eduardo Antunes; Lacrando, coordenador pelo professor Rodrigo Lange; Horta Conectada, sob coordenação dos professores Luis Cláudio Gubert e Ana Dionéia Wouters; NerdsGirls, coordenado pelos professores Lisiane Oliveira e Jonas Anversa; Ilustrando Contos de Terror, coordenado pelo professor Gabriel Trindade.