Saúde mental é prioridade no Campus Ibirubá

O cuidado com a saúde mental é fundamental para o bom desenvolvimento acadêmico, pessoal e profissional dos estudantes e é uma preocupação constante do IFRS Campus Ibirubá. A instituição disponibiliza atendimento com  psicóloga e equipe multidisciplinar para todos os estudantes que identifiquem alguma necessidade. Essa identificação pode ser feita pelos próprios estudantes, colegas, professores, pais, etc., e o encaminhamento é rápido e fácil de ser feito: basta entrar em contato com a assistência estudantil.

A responsável pela área na assistência estudantil é a psicóloga Vanessa Castro, ela é especializada em psicologia voltada para a educação e faz o primeiro atendimentos dos estudantes. Após esse atendimento inicial, Vanessa identifica se o estudante está passando por uma situação pontual passível de ser resolvida na instituição ou se necessita de atendimento especializado em alguma área específica, sendo que neste caso a psicóloga faz o encaminhamento do estudante para as instituições de saúde da cidade e região. O atendimento no Campus é voltado mais especificamente para situações relacionadas ao ambiente escolar, então quando o quadro ultrapassa essa área é necessário procurar um profissional externo, que poderá investigar mais profundamente os sintomas e tratar o estudante de acordo com suas especificidades.

Há opções de atendimento psicológico gratuito em Ibirubá e região, sendo que Ibirubá conta com um CAPS – Centro de atenção psicossocial no qual, segundo o site do Ministério da Saúde, “atuam equipes multiprofissionais, que empregam diferentes intervenções e estratégias de acolhimento, como psicoterapia, seguimento clínico em psiquiatria, terapia ocupacional, reabilitação neuropsicológica, oficinas terapêuticas, medicação assistida, atendimentos familiares e domiciliares, entre outros”. Vanessa destaca que o CAPS rompe com a lógica manicomial utilizada antigamente, que tratava as pessoas com algum tipo de sofrimento como loucas e fora da sociedade, hoje a lógica é de acolhimento e cuidado da população. Já nos outros municípios da região há psicólogos nos postos de saúde e, na região do Alto Jacuí, um convênio com a COMAJA permite que pacientes tenham custeadas duas sessões por mês.

Quando procurar ajuda?

Vanessa explica quando é importante procurar auxilio psicológico: “O ponto principal que a gente observa é se a pessoa está em algum tipo de sofrimento e esse sofrimento vai aparecer de diversas formas, como o choro excessivo, chorar é normal, todo mundo chora, mas quando é excessivo pode ser sinal de sofrimento, assim como não chorar nunca; pessoas muito isoladas, com dificuldades de fazer amizades, ainda mais se isso for algo súbito; ansiedade, dificuldade de concentração; mudanças bruscas na vida, perda de alguém, mudança de ambientes, término de relações, até a própria vinda aqui para a escola, a dificuldade de adaptação ao sair da escola antiga, onde conhecia todo mundo para vir para uma escola de turno integral, ficar bastante tempo longe da família, é uma situação de mudança drástica que, as vezes, pode causar sofrimento; então é bom observar se a pessoa está muito calada ou muito irritada, em adolescentes a gente vê muito essa irritabilidade e isso pode ser sintoma de um sofrimento que a pessoa não está sabendo expressar de outro jeito”. Se você conhece alguém com esses sintomas, converse e incentive a procurar ajuda.