Projeto ensina informática básica para idosos

O projeto “Convivendo com as Tecnologias” busca ensinar idosos a lidar com as novas tecnologias digitais, como computadores e smartphones. Para se inscrever é necessário ter acima de 60 anos e possuir um smartphone com internet. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis até dia 27 de abril na secretaria de Assistência Social de Ibirubá. Como o curso acontece em parceria com a prefeitura municipal de Ibirubá, ainda há o transporte e lanche gratuitos para os estudantes.

O curso já está em sua terceira edição e esse ano terá duas turmas com 30 vagas em cada: uma voltada para os idosos que já participaram das outras edições e procuram conhecimentos mais avançados e outra turma para iniciantes, que tem pouco ou nenhum conhecimento sobre tecnologias digitais. O curso acontecerá no IFRS Campus Ibirubá todas as terças-feiras, das 13h45min às 15h, e é dividido em dois módulos, o primeiro entre maio e junho e o segundo entre setembro e novembro. Os conteúdo abordados são voltados para redes sociais como WhatsApp, Instagram e Facebook; configurações gerais do celular; fotografia com o celular e uso de QRcode.

Esse é um projeto integrador do curso técnico em informática integrado, ou seja, uma atividade que é desenvolvida em várias disciplinas do curso e envolve vários níveis, nesse caso, conta com estudantes do 1º, 2º e 3º ano. O coordenador do projeto, professor Edimar Manica, destaca que o objetivo principal do projeto é auxiliar os idosos a integrarem-se ao mundo digital, dando mais liberdade para eles em tarefas básicas que envolvem o uso de celular e computador. Mas a ação não contribui apenas com os idosos, Julia Comin, estudante do 3º ano do curso técnico em informática integrado, participa do projeto pela segunda vez e vê os reflexos positivos: “eles (os idosos) estavam realmente muito interessados no projeto, muito felizes também, e quando chegou no final eles ficaram tristes e pediram para nós continuarmos”. Ela ainda destaca que percebeu mudanças no seu próprio modo de agir após essa experiência, “eu melhorei até meu modo de falar com as pessoas, porque eu aprendi a ter mais paciência”.