Projeto em parceria entre IFRS e UPF é contemplado em edital do CNPq

Um projeto do IFRS Campus Ibirubá em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF) foi contemplado na Chamada CNPq/MCTI Nº 10/2023 – UNIVERSAL, recebendo o valor de R$ 159.600,00 para o desenvolvimento da pesquisa intitulada “Política  Educacional do novo ensino médio: avaliação dos impactos na formação profissional dos jovens”. O trabalho terá duração de três anos e é coordenado pelos professores Dra. Carina Tonieto (IFRS) e Dr. Altair Alberto Fávero (UPF), contando ainda com a colaboração de pesquisadores do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ); Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc); Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

A Lei 13.415/2017 alterou o currículo do ensino médio, propondo tornar o ensino mais atrativo para os jovens por meio do protagonismo estudantil, preparar para o mercado de trabalho, elaborar o projeto de vida e impulsionar ideias empreendedoras, sendo assim, o objetivo do projeto do IFRS/UPF é avaliar se as inovações curriculares propostas produziram os impactos esperados na formação dos jovens do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Segundo a Drª. Carina Tonieto: ” Entender as consequências de tal processo na formação dos jovens é necessária para a avaliação da efetividade da política educacional e se os resultados esperados são tangíveis, ou seja, os resultados da pesquisa auxiliarão gestores públicos a reverem as fragilidades das estratégias adotadas e investirem nas melhorias necessárias”.

A pesquisa será realizada por meio de grupos focais e aplicação de questionários para estudantes da rede pública de duas coordenadorias regionais de educação, uma no Rio Grande do Sul e outra em Santa Catarina. Os responsáveis destacam que o projeto foi motivado por uma proposta de novo ensino médio que acolhia problemas históricos no sistema educacional brasileiro, a qual foi recebida com entusiasmo por gestores públicos, e que agora necessita de uma avaliação para analisar se os resultados esperados estão sendo alcançados. A expectativa é que o estudo possa contribuir tanto para a comunidade quanto para a geração de conhecimento na área de educação e avaliação de políticas e programas educacionais.