Projeto do Campus Ibirubá é classificado em edital de ambientes de inovação

O projeto de ambiente de inovação elaborado em parceria entre os campi Ibirubá, Sertão e Erechim foi classificado em primeiro lugar na primeira fase de habilitação do Desafio Prototipe 4.0. Esse desafio, segundo o site oficial, “é uma competição de inovação aberta com o objetivo de selecionar ideias e projetos inovadores desenvolvidos por estudantes das instituições da Rede Federal, que atendam às demandas reais da sociedade brasileira, com foco na Economia 4.0. Além disso, o Prototipe 4.0 está proporcionando a capacitação de ambientes de inovação (as incubadoras, espaços maker e outros locais da sua instituição) para processos de pré-incubação e incubação”.

A proposta elaborada pelos 3 campi do IFRS apresenta a integração das áreas físicas dos Campi com condições para abrigar e desenvolver ações voltadas à inovação. O fato de serem geograficamente próximos permite que os campi colaborem tanto na elaboração de projetos quanto no compartilhamento de recursos. Cada Campus possui laboratórios e áreas específicas e compartilhadas, promovendo melhor integração e oferecendo o suporte necessário para o desenvolvimento das ações voltadas ao empreendedorismo que possam repousar sobre esses eixos. A ideia apresentada no desafio é de um espaço de coworking multicampi e multidisciplinar.

A equipe que participará do Desafio Prototipe 4.0 representando o Campus Ibirubá é composta pelo professor Cristiano Kulman e a estudante bolsista Emanueli Matte. Dentro do desafio, as propostas submetidas serão avaliadas em relação a cinco eixos que versam sobre a relação do problema com a solução, o potencial de inovação, o alinhamento com a economia 4.0, a multidisciplinaridade da equipe e a viabilidade técnica. Ao todo, 10 equipes serão selecionadas e receberão a Declaração de Aptidão para Processos de Pré-Incubação na RFEPCT, as três equipes com melhor desempenho ainda receberão um prêmio adicional na forma de uma visita de imersão a um ambiente brasileiro de empreendedorismo inovador.

Outros estudantes interessados ainda podem participar, segundo o site oficial, “poderão participar do Desafio Prototipe 4.0, estudantes regularmente matriculados em instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, credenciada e/ou autorizada pelo Ministério da Educação, cuja matrícula esteja ativa durante o período de realização do Desafio”. Acesse mais informações no site do Desafio Prototipe 4.0.