Projeto avalia qualidade do plantio direto na região

O plantio direto é um método de cultivo no qual a semente é colocada diretamente no solo e que promove a cobertura permanente da área por meio da palha de culturas anteriores. Para que o sistema seja mais eficaz é preciso que haja a rotação de culturas de inverno e verão. A principal diferença do plantio convencional é que não há a necessidade de revolver o solo e remover a cobertura vegetal anterior por meio de aragem e gradagem.

Esse sistema de semeadura é a mais utilizada no Rio Grande do Sul há vários anos e provou-se muito prática e rentável. O professor do IFRS Campus Ibirubá Dr. Ben-Hur Costa de Campos coordena um projeto de pesquisa que busca analisar como esse método está sendo aplicado na região do planalto médio. A ideia é acompanhar lavouras de Ibirubá e Quinze de Novembro  para verificar como os agricultores aplicam as técnicas. O projeto já está em andamento desde 2011, em parceria com a UFRGS, nesse ano serão atualizados os dados considerando a rotação de culturas, a qual apontou baixos índices de adesão dos produtores, especialmente nas culturas de verão, onde a soja predomina por questões econômicas.

Ben-Hur destaca que a rotação de culturas é benéfica inclusive para a melhor produção da soja e se caracteriza como um dos fatores mais importantes do plantio direto, em conjunto com a palhada disponível na lavoura, que evita a erosão. A fim de manter uma boa camada de palha para o plantio seguinte, o produtor deve investir em plantas de cobertura e adubação verde. Não há uma fórmula que se aplique a todas as lavouras quando se trata de plantio direto, cada agricultor pode escolher as culturas que mais se adequem aos seus propósitos e aliar a rotação de culturas com a meta de manter a palhada do solo.

Projetos como esse são relevantes para auxiliar os profissionais a prestar uma assistência técnica mais efetiva e que auxilie o produtor a fazer as escolhas mais adequadas para sua propriedade. Os dados do projeto apontam que menos de 15% dos produtores realizam o plantio direto de forma adequada, o que prejudica as safras ao longo do tempo. Conhecendo essas informações, os estudantes podem entender como funciona a agricultura local e fornecer alternativas que evoluam a produção da região.

Confira a entrevista do professor Ben-Hur em nosso podcast.