Início do conteúdo

NEPGS realiza atividade sobre enfrentamento às violência de gênero


O tema violência de gênero foi foco de atividades realizadas pelo NEPGS (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade) do Campus Ibirubá com as turmas de 1º ano dos cursos de Ensino Médio Integrado. A atividade foi realizada a partir da Cartilha de Enfrentamento às Violências de Gênero no IFRS, lançada em 2022 pelo IFRS.

Durante a atividade, houve o debate sobre o que é violência e quais as especificidades da violência de gênero, trabalhando com a perspectiva de que as violências estão relacionadas a diferentes opressões pelas quais os sujeitos e grupos estão submetidos por conta de gênero, classe social, origem étnica e racial, idade, deficiência, entre outros. Diferentes tipos de violência de gênero foram apresentados: violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial, além também da violência racial e dos assédios (moral e sexual), que também são tipos de violências.

Estudantes foram convidados/as a pensar nos exemplos trazidos e a classificá-los entre esses diferentes tipos de violência, refletindo sobre suas diferentes expressões e interconexões. Além disso, receberam orientações sobre como identificar, buscar ajuda e denunciar situações de violência dentro da instituição.

Fim do conteúdo