Mostra Integrada reuniu trabalhos dos campi Ibirubá e Sertão

A primeira edição da Mostra Integrada dos Campi da Região Norte do IFRS aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2021 e contou com a participação de estudantes e servidores dos Campi Ibirubá e Sertão. A atividade juntou a Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão (Moepex) dos dois Campi em um evento 100% on-line, transmitido pelo canal do youtube da mostra. Foram 80 trabalhos apresentados nos segmentos de ensino, pesquisa e extensão, demonstrando os projetos dos estudantes em diferentes áreas.

O primeiro dia iniciou com a abertura e o relato de uma estudante de informática sobre os projetos de ensino e sua importância na formação acadêmica. O coordenador de ensino do Campus Ibirubá, Marcos Tavares, destacou que organizar um evento entre os dois campi de forma 100% on-line foi um desafio. As equipes se reuniram várias vezes a fim de definir o formato das apresentações, a programação e outros detalhes importantes para o desenvolvimento da atividade. Marcos ressalta que tudo ocorreu como planejado e o evento deixa muitas marcas positivas. Segundo o coordenador: “O evento aproximou bastante os campi, o trabalho em conjunto foi fundamental para o êxito, as apresentações foram o ponto forte, e a dinâmica acredito que tenha funcionado muito bem, todos os estudantes participantes tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos, responder questionamentos, o que enriqueceu as apresentações.”

O segundo dia da mostra foi destinado para os trabalhos do segmento de pesquisa dos Campi. A atividade iniciou com uma fala dos coodenadores, seguido de uma palestra sobre o escritório de projetos, a qual apresentou fluxos e incentivou os servidores a inscreverem e participarem de projetos de pesquisa. Por fim, o relato de um egresso sobre como a iniciação científica teve um impacto positivo em sua vida emocionou os presentes. Na parte da tarde, o evento seguiu com a apresentação de trabalhos em duas salas, cada uma coordenada por um campus, mas com projetos de ambas as instituições. Segundo o coordenador de pesquisa do Campus Ibirubá, Alexandre de Sá: “Isto proporcionou uma enorme troca de experiências e relatos entre servidores e discentes de Ibirubá e de Sertão, fazendo-nos ficar mais a par não só do que acontece nos projetos de pesquisa do nosso campus como de um pouco do que ocorre pelo Campus Sertão”. O coordenador ainda destacou que o formato das apresentações foi muito produtivo: os estudantes precisavam submeter vídeos de até 5 minutos falando sobre seus estudos e posteriormente participaram da arguição com os professores, o que proporcionou debates e trocas de ideias proveitosas para todos os presentes. Por fim, Alexandre destaca: “De forma geral descrevo o evento como leve, interativo e que trouxe grandes experiências e aprendizados a todos os envolvidos”.

O segmento de extensão encerrou o evento no dia 25 com foco na internacionalização. A professora Natália dos Santos, do Instituto Politécnico de Bragança – Portugal, explanou sobre mobilidade acadêmica e o egresso Serigne Khassim Mbaye falou sobre sua vivência como aluno estrangeiro no Campus Ibirubá. O coordenador de extensão do Campus Ibirubá, Rafael Scapini, está orgulhoso da instituição e destaca a vitalidade e engajamento dos estudantes na apresentação de seus trabalhos, segudo ele: “Considerando-se o aspecto extensionista, essencial para a formação acadêmica e fundamentado na indissociabilidade com o ensino e a pesquisa, no protagonismo dos estudantes e no diálogo com a comunidade, vimos um grande potencial nessas ações, especialmente em relação à formação dos estudantes enquanto agentes ativos da transformação social”. Ele ainda agradece a todos os envolvidos na organização do evento, destacando o empenho da instituição em fomentar as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Por fim, Rafael parabeniza especialmente “estudantes bolsistas e voluntários e aos colegas coordenadores de projetos que, mesmo em meio às tantas dificuldades, momentâneas e permanentes, continuam acreditando em um modelo de ensino moderno e libertador centrado no protagonismo dos estudantes e no reconhecimento do território que nos envolve”.