Livro “Permanência e Êxito no IFRS : reflexões e práticas” conta com capítulos elaborados por servidores do Campus Ibirubá

O livro “Permanência e Êxito no IFRS : reflexões e práticas” foi elaborado pelo IFRS e é uma coletânea de artigos construídos pela comunidade acadêmica da instituição envolvendo diálogos, relatos de projetos e de experiências nos processos de ensino, pesquisa e extensão. Segundo a descrição do livro: “Enquanto instituição educativa ressaltamos o compromisso com a função social de promover educação considerando a garantia desse direito com a preocupação no sucesso estudantil. Nesse sentido, esta coletânea é uma ação do Observatório de Permanência e Êxito do IFRS materializando inquietações, situações desafiadoras em potentes reflexões”.

Os servidores do Campus Ibirubá estão presentes em cinco capítulos divididos entre as diferentes partes do livro:

Na parte 1 – Políticas e Análises Institucionais, os(as) servidores(as) Vanessa Faria de Souza, Tiago Rios da Rocha, Edimar Manica, Roger Luis Hoff Lavarda e Ronaldo Serpa da Rosa elaboraram o capítulo 4, intitulado “Reformulação curricular como ação para Permanência e Êxito: uma experiência colaborativa no Campus Ibirubá”. Já as servidoras Ana Paula de Almeida, Vanessa Bugs Gonçalves e Talita Luiza de Medeiros Ferro, em conjunto com o estudante Mikhaél Braga Meinke, escreveram o capítulo 7: ” Os diferentes olhares sobre o Programa de Benefício Estudantil no IFRS – Campus Ibirubá”.

Na parte 2 – Quem é o estudante do IFRS? Perfil Discente, os(as) servidores(as) Fernanda Schneider, Juliano Elesbão Rathke, Andréia Teixeira Inocente, Ana Paula de Almeida e Silvani Lopes Lima foram responsáveis pelo capítulo 15: “Dificuldade leitora e analfabetismo funcional: impactos na permanência e no êxito do trabalhador-estudante nos Cursos Técnicos Subsequentes”. E as servidoras Vanessa Soares de Castro e Nathália Luísa Giraud Gasparini, em conjunto com um grupo de estudantes formado por Kauane Santos de Oliveira, Marina Luft e Juliana Battisti, elaboraram o capítulo 19, intitulado ““Os meninos são mais chegados à área”: permanência e êxito na formação profissional de jovens mulheres a partir da divisão sexual do trabalho”.

Por fim, na parte 3 – Atendendo os estudantes do IFRS: Experiências e práticas, a servidora Vanessa Faria de Souza publicou o capítulo 23 “Robótica educacional no ensino de ciências: projeto de pesquisa como incentivo a permanência e êxito no IFRS”.

Os estudos são baseados em práticas do Campus Ibirubá e abrangem diferentes abordagens educacionais voltadas para a permanência e o êxito dos estudantes. A íntegra do material está disponível no link: https://www.pimentacultural.com/permanencia-exito