Instituto Federal do Rio Grande do Sul avança no Índice Geral de Cursos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) conquistou mais uma vez o conceito quatro no Índice Geral de Cursos (IGC), em uma escala que varia de 1 a 5, em ordem crescente de avaliação. O IGC é um indicador de qualidade da educação conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). Os dados referem-se ao ano de 2021 e foram divulgados em 28 de março de 2023.

O IFRS avançou no Índice Geral de Cursos (IGC) contínuo, passando de 3,266 para 3,285. Com essa melhora, ficou com o segundo maior IGC contínuo entre os 38 Institutos Federais, atrás apenas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que registrou 3,349. No IGC anterior, de 2019, o IFRS estava com a quarta melhor avaliação do país no IGC contínuo entre os IFs.

O cálculo do Índice Geral de Cursos inclui a média de desempenho de cursos de graduação nos últimos três anos combinada com conceitos de programas de pós-graduação avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).