IFRS e Prefeitura de Ibirubá trabalham para a Qualidade da Alimentação Escolar

Em um projeto de extensão do Campus Ibirubá, coordenado pela Tecnóloga em Alimentos Tássia Schwantes, a qualidade da alimentação escolar ganha destaque. A ação é em parceria com a Prefeitura Municipal de Ibirubá, a Coopeagri, o Escritório do Baixinho e Sônia Rodrigues, a ideia é oferecer oficinas e workshops para manipuladores de alimentos que trabalhem nas escolas públicas de Ibirubá.

O principal objetivo é monitorar e melhorar a qualidade nutricional e sanitária dos alimentos fornecidos para os estudantes. O primeiro workshop aconteceu dia 22 de maio e foi ministrado pelas tecnólogas em alimentos Tássia Schwantes e Bárbara Schlintwein, do IFRS, e pela nutricionista Aline Bolzan, da prefeitura de Ibirubá, o público-alvo foram as manipuladoras de alimentos que atendem às séries iniciais da rede municipal. A atividade foi dividida em dois momentos: durante a manhã, uma aula teórica sobre boas práticas na alimentação e durante a tarde a parte prática, realizada no Campus Ibirubá.

As capacitações buscam melhorar o desempenho das manipuladoras, em uma prática onde elas tenham espaço para falar sobre suas facilidades e dificuldades durante o trabalho. São abordados desde a higienização das mãos, recebimento e rotulagem dos alimentos, validade, armazenamento correto, higiene dos utensílios, entre outros. São feitas dinâmicas e explicações para facilitar o entendimento de conceitos de higienização, como demonstrar a contaminação cruzada por microrganismos invisíveis a olho nu, que estão presentes nos ambientes, com a atividade onde uma bola coberta com glitter é passada de mão em mão, deixando as marcas, como acontece com os objetos no dia a dia, onde os microrganismos são invisíveis, mas ainda estão ali.

Ainda acontecerão novas oficinas, com datas a serem definidas, a fim de atingir todo o público que trabalha com alimentação escolar em Ibirubá. Tássia destaca que, ao final do projeto: “procuramos a valorização do trabalho das manipuladoras e também melhorar a qualidade da alimentação fornecida para os estudantes”.