Grêmio Estudantil debate sobre situação orçamentária do IFRS

O Grêmio Estudantil do IFRS Campus Ibirubá realizou um evento na sexta-feira, 6 de setembro, para debater a respeito da situação orçamentária do Campus e sobre o programa Future-se, apresentado pelo Ministério da Educação.

A atividade aconteceu no auditório central e contou com a participação de Karen Durigon e Victor Hugo Dresch, atuais presidente e vice do Grêmio; Ana Luiza Dalcanal, representante da UBES e egressa do curso técnico em informática; Maria Luiza Lima, representante do Coletivo Ovelhas Negras; Maurício Lopes Lima, representante da Assistência Estudantil; Luiz Felipe Kopper, representante do setor financeiro do Campus; Migacir Trindade Duarte Flôres, Diretora-Geral do Campus e Eduardo Girotto, Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRS. A conversa foi mediada pelo estudante Iago Mocelin e teve a presença dos estudantes dos cursos técnicos integrados e de servidores do Campus.

Durante o evento, foram abordados pontos relevantes sobre a conjuntura atual da educação pública em nível federal. O prof. Eduardo Girotto ressaltou a preocupação com o Future-se, especialmente por ser um projeto criado sem consultar nenhum representante das universidades ou institutos federais e que altera muitos pontos da administração dessas instituições. Luiz Felipe explanou sobre a situação atual do Campus, o qual até o momento recebeu apenas 62,5% do orçamento para o ano de 2019 e, caso não haja o desbloqueio dos demais recursos, corre sérios riscos de paralisar as atividades por falta de verba para custear despesas básicas, como água e luz, por exemplo. Por fim, Maurício Lopes Lima salientou o que pode ser feito em âmbito local para auxiliar a instituição e passar por esse momento.

A participação dos estudantes demonstrou alto nível de comprometimento com a instituição e conhecimento sobre a situação do Campus e da educação pública na atualidade. Ana Luiza Dalcanal explicou para os estudantes sobre o que é a UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e como a organização está trabalhando para reverter o cenário de crise instaurado da educação pública. Os representantes das turmas, do Grêmio e do coletivo demonstraram estar dispostos a dialogar com os colegas e a comunidade para explicar a importância do IF para o Brasil e do Campus Ibirubá para a região.