Início do conteúdo

Estudante do IFRS cursa semestre no Sault College por meio de programa do governo canadense


Após quatro meses morando e estudando na província de Ontario, no Canadá, o estudante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Patrick Fassbinder Martins vai retornar ao Brasil com planos para o futuro: buscar novas oportunidades de vivências em outros países. O período de mobilidade internacional confirmou o quanto a experiência pode enriquecer o desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal, justifica Patrick.

Aluno da Engenharia Mecânica do Campus Ibirubá, ele foi selecionado em edital do IFRS e posteriormente passou pela seleção do governo canadense para receber uma bolsa do Emerging Leaders in the Americas Program (Elap). O Elap é uma parceria do governo do Canadá com instituições de ensino. Patrick viajou no início de janeiro de 2024 para a cidade de Sault Saint Marie, onde tem aulas práticas e teóricas no curso de Mechanical Engineering Technician no Sault College, e retorna a Ibirubá no final deste mês de abril.

Além das atividades acadêmicas, que somam na formação em Engenharia Mecânica, a aproximação com a cultura local proporcionou crescimento pessoal e boas memórias. Escaladas no gelo, caminhadas em florestas, descidas de tobogã na neve e a possibilidade de esquiar são lembranças desse período (fotos na abertura do texto e abaixo).

O responsável regional do Sault College para o Brasil, William Bertaiolli, comenta que o Canadá tem uma das principais educações do mundo. Pelo Elap, os estudantes podem vivenciar essa formação e ir além, afirma: “Não é só um estudo de quatro meses, mas uma experiência completa. Muda a vida das pessoas e elas começam a olhar o mundo com outros olhos, a dar valor para outras questões”.

Patrick concorda e sugere que todo estudante tente participar de uma mobilidade internacional: “A parceria entre o IFRS e o Sault College me deu uma oportunidade a qual acredito que jamais teria sem a bolsa de estudos. Temos que aproveitar essas possibilidades, pois elas nos fazem crescer e ter diferenciais acadêmicos e profissionais. Procure orientação de seu coordenador e professores, eles estão dispostos a nos ajudar e muitos já passaram por essas experiências, isso realmente faz a diferença nessa caminhada”.

O aluno teve um estímulo a mais para tentar a seleção no Elap porque acompanhou como a temporada que sua namorada, Ana Lara Kuhn, passou no Canadá foi enriquecedora. Ana também é estudante de engenharia do IFRS e participou do programa em 2023 (leia a matéria sobre o intercâmbio de Ana Lara no site do IFRS).

Bolsa cobre desde o transporte até material para estudos

O acordo do IFRS com o Sault College permite aos graduandos de alguns cursos de Engenharia se inscreverem no edital para o intercâmbio do Elap. Os selecionados viajam com as despesas de passagens aéreas, moradia, alimentação, livros e material para estudo pagas pelo programa. A análise para a concessão da bolsa é feita pelo governo canadense. A seleção ocorre anualmente, com a publicação do edital no primeiro trimestre. De 2020 até agora, quatro alunos do IFRS já participaram.

Conforme William Bertaiolli, os estudantes brasileiros têm demonstrado dedicação para experienciar tudo que está à disposição durante o intercâmbio, e os professores canadenses muitas vezes se impressionam com o conhecimento técnico dos alunos do Elap.

✈️ Possibilidades em diferentes países

O Elap é apenas um dos vários acordos de mobilidade internacional do IFRS. Por meio da Assessoria de Assuntos Internacionais, são firmadas cooperações com instituições estudantis de diferentes países. Atualmente, até 21 de abril de 2024, está aberto o período de inscrições para estudantes de graduação interessados em cursar disciplinas no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal, durante cinco meses.

Conforme a assessora de Assuntos Internacionais, Viviane Bortoluzzi, a maior parte das oportunidades surge nos primeiros meses do ano e é comum os editais terem prazos apertados. Por isso, estar preparado pode fazer a diferença para quem tem interesse em se candidatar (confira dicas a seguir).

A divulgação de oportunidades de intercâmbio ocorre pelo site e pelas redes sociais do Instituto. E para saber mais sobre os convênios internacionais do IFRS, acesse a página da Assessoria no portal.

—————————————
📚 Esteja preparado para as oportunidades:

– Seja dedicado no seu curso no IFRS. Entre os fatores que costumam contar pontos nas seleções de mobilidade internacional estão boas notas nas disciplinas e a participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão.

– Ter o passaporte válido é uma forma de adiantar a preparação para oportunidades internacionais (saiba mais sobre emissão e renovação de passaporte no portal Gov.br).

– Para quem pretende tentar experiências em países com outro idioma, é fundamental buscar formas de aprimorar os conhecimentos na língua (confira mais dicas a seguir).

– Ter uma nota de proficiência em língua estrangeira com validade pode agilizar o processo. Vale destacar que esses testes têm um custo. Para saber mais, acesse a página da Assessoria de Assuntos Internacionais.

Fontes: assessora de assuntos internacionais do IFRS, Viviane Bortoluzzi; estudante Patrick Fassbinder Martins; e responsável regional do Sault College para o Brasil, William Bertaiolli.

—————————————
📚 Como aprimorar outra língua além da sala de aula

– Para o aprendizado de uma língua, é fundamental dedicar-se ativamente. Organize um cronograma de estudo executável para a sua realidade e se esforce para ter o contato com o idioma todos os dias, mesmo que por alguns minutos.

– Assista a filmes e séries com o áudio e a legenda no idioma; busque a letra de suas músicas preferidas e tente traduzir e praticar; utilize jogos on-line voltados a esse aprendizado.

– Para os testes de proficiência, procure:

  • Dominar o conteúdo da prova: conheça o teste que irá fazer, pois há diferentes formatos e tipos de questões.
  • Estudar a gramática: reforce o estudo, principalmente dos aspectos que considera mais difíceis e que são mais utilizados.
  • Assistir a conteúdos no idioma: podcast, séries, filmes e vídeos (como o TED) são excelentes ferramentas.
  • Treinar conversação: é possível treinar sozinho, mas o melhor é encontrar alguém para praticar. O treino pode ocorrer inclusive por meio de sites e aplicativos, no entanto, é preciso pesquisar opções seguras e confiáveis.
  • Fazer simulados: além de revisar os conteúdos, o estudante aprende mais sobre o teste.

Fonte: professora de inglês Fernanda Schneider, do Campus Ibirubá e IFRS -Reitoria/Comunicação.

Fim do conteúdo