Especialização em Ensino, Linguagens e suas Tecnologias tem sua primeira defesa de Trabalho de Conclusão de Curso no Campus Ibirubá.

Nesta quinta-feira, 15 de agosto de 2019, o Curso de Especialização em Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, do IFRS – Campus Ibirubá, realizou sua primeira banca de defesa do Trabalho de Conclusão de Curso da turma que iniciou em 2018. Composta por três professores avaliadores, a mesa assistiu à apresentação do Artigo Final da acadêmica Rubia Kogler, que possui graduação em Ciências com Habilitação em Matemática e, atualmente, é professora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ibirubá.
Rubia decidiu abordar o tema “A neurociência e a aprendizagem da Matemática”. Segundo ela, a motivação para o tema se deu porque atua como professora de Matemática há 20 anos e sempre teve a curiosidade de saber o motivo de alguns alunos aprenderem com facilidade enquanto que outros enfrentam enormes dificuldades. Ela acredita que conhecer como o cérebro humano aprende pode ajudar o professor no processo de ensino-aprendizagem. Como primeira acadêmica a defender seu TCC neste ano, ela se disse honrada pela oportunidade de haver cursado um curso de pós-graduação, numa instituição pública, gratuita e de qualidade, e de haver contado com a orientação do professor André, que sempre foi atencioso e a incentivou.
O seu orientador, André Ricardo Dierings, que é Mestre em Matemática (UFSM), também não poupou elogios à acadêmica e à pesquisa desenvolvida, afirmando que foi muito bom trabalhar com Rubia, pois ela tem autonomia, é uma estudiosa competente e não mede esforços na sua atividade como pesquisadora. Ao exaltá-la, Dierings, que também é o coordenador do curso de Matemática do Campus Ibirubá, destacou a relevância do tema escolhido pela sua orientanda, que, segundo ele, procura contribuir na compreensão e na reflexão do processo de ensino-aprendizagem da Matemática. A Doutora em Física (UFSM) Mailing Berwanger e a Mestre em Educação (UPF) Heilande Fátima Pereira da Silva, ambas docentes do IFRS – Campus Ibirubá, compuseram, junto com o orientador, a Comissão de Avaliação do Artigo Final de Rubia.
O estudo procurou explorar e compreender o conceito de neurociência cognitiva, estudar suas contribuições no processo ensino-aprendizagem e abordar questões que pudessem ajudar a entender esse processo. Além disso, o trabalho buscou destacar alguns temas relevantes como: a emoção, a motivação, a atenção, a influência do meio e a memória, e ainda, entender sua importância e como ocorrem as aprendizagens significativas. O foco da pesquisa foi direcionado à área do conhecimento da Matemática, buscando reflexões em relação a atividades cognitivas e metacognitivas que desenvolvam no aluno a habilidade de resolver problemas, ou que expliquem as dificuldades encontradas no pensamento matemático.

*Texto e Fotos: Prof. Dr. Adilson Barbosa