Comunicado do Campus Ibirubá – Suspensão do Calendário Acadêmico

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Ibirubá informa que na quinta-feira, 11 de abril de 2024, o Conselho de Campus (Concamp) aprovou a suspensão temporária do calendário acadêmico.Ressalta-se que o Concamp é o órgão máximo da unidade, composto por representantes da gestão, técnicos, professores e estudantes da unidade.
Foi definida, também, em reunião realizada entre o Comitê de Greve Local e os membros da gestão do campus, a manutenção do pagamento das bolsas de ensino, pesquisa, extensão e indissociáveis, bem como a permanência de serviços essenciais à Instituição, de acordo com a Lei nº 7.783/89 e a Instrução Normativa RT/MGI nº 49 de 20 de dezembro de 2023.
A suspensão do calendário foi votada em razão da deflagração da greve de servidores a partir de 15 de abril, por tempo indeterminado, definida em assembleia do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) – Seção Sindical Bento Gonçalves, no dia 03 de abril. O sindicato representa docentes e técnicos-administrativos do IFRS.
É importante salientar que a suspensão do calendário acadêmico não significa o seu cancelamento. Ou seja, haverá a interrupção temporária das aulas no campus, a partir de 15 de abril. Quando a greve for finalizada e o Concamp definir pela retomada do calendário, esse será continuado do ponto em que foi suspenso. Todas as atividades letivas serão oportunamente recuperadas.
Neste momento toda a comunidade deve ter ciência de que cada servidor tem a garantia e o direito legal de aderir ou não ao movimento grevista e de manifestar-se sobre a situação. A liberdade de expressar opiniões pessoais é imprescindível e deve ser respeitada como garantia do exercício da democracia, distinguindo-se manifestações individuais de um posicionamento institucional.
A gestão do campus manterá os estudantes informados pelo site institucional e por e-mail sobre a situação. Recomenda-se atenção a esses canais. Em caso de dúvidas, pais e alunos podem fazer contato pelo e-mail [email protected] ou [email protected].